Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Olhar a geladeira alheia é como ver pela fechadura de um quarto: um espaço íntimo, pessoal, que revela muito sobre a pessoa que a preenche.
Quando olhamos a geladeira de um chef de cozinha, a revelação é ainda mais profunda, como se o segredo mais íntimo, a intimidade mais querida pudesse ser espiada – e foi isso que os autores Carrie Solomon e Adrian Moore fizeram: revelaram o que há dentro das geladeiras pessoais dos maiores chefs do mundo.
Os segredos guardados nas geladeiras desses chefs foram reunidos no livro Inside Chef’s Fridges, Europe (Dentro das geladeiras dos Chefs, Europa).
Claro que a maioria escolhe ingredientes frescos e de qualidade, mesmo fora do trabalho, mas é incrível perceber as singularidades e diferenças entre esses gênios da cozinha, em suas matérias primas culinárias – algumas realmente refinadas e complexas, convivendo com banalidades e produtos comuns.
Como se pudéssemos, com isso, adentrar um pouco a própria personalidade desses grandes cozinheiros, o livro é uma viagem à alquimia que transforma ingredientes supostamente banais em obras primas da culinária.
Reunimos aqui alguns dos vários exemplos que o livro traz. Imagine o que tais ingredientes podem se transformar nas mãos de seus donos, e prepare-se para deixar sua imaginação salivar.
Massimo Bottura, do restaurante Osteria Francescana, em Modena, na Italia – eleito o segundo melhor restaurante do mundo, com 3 estrelas no Guia Michelin.
Prateleira de cima, da esquerda pra direita: tomates secos marinados, pimentões amarelos marinados, anchovas marinadas, mostarda de maçã caseira, mostarda de maçã com café, compota de laranja siciliana, geleia de pomelo rosa, geleia de limão, mosto de uva cozida.
Segunda prateleira, da esquerda pra direita: extrato tradicional de anchovas, anchovas salgadas, geleia azeda de cereja, iogurte de cereja, óleo tailandês de gergelim, mirin (condimento japonês), suco de yuzu, cebolas em conserva, cebolas calabresas em conserva.
Terceira prateleira, da esquerda pra direita: queijo parmesão, tomates cereja, garrafa de água.
Quarta prateleira, da esquerda pra direita: presunto cru de Parma envelhecido 30 meses, água com gás San Pellegrino.
Gaveta de vegetais: limão, ameixas, pimentão vermelho, batatas, nectarinas, melão e erva-doce.
Magnus Nilsson, um dos mais inventivos chefs do mundo, do premiado restaurant Faviken, na Suécia
Prateleira de cima, da esquerda pra direita: nabos fermentados, pepinos fermentados, camarinheiras na água, manteiga, xarope do suco de bétula, cogumelos de pinha no óleo.
Segunda prateleira, da esquerda pra direita: licor de cassis, presunto curado caseiro, beterraba fermentada, flores de calêndula em conserva.
Terceira prateleira, da esquerda pra direita: bebida de júnipero, pasta do feijão do tremoceiro (debaixo de um peso de sal), tomates pasteurizados,
Hèléne Darroze, eleita a melhor chef mulher do mundo, dona de três restaurantes e duas estrelas no Guia Michelin
Prateleira de cima, da esquerda pra direita: foie gras fresco, sopa trazida de Londres, mel floral, ketchup Heinz, seu chocolate favorito de Jean-Charles Rochoux, geleia de baunilha e abacaxi de sua amiga Christine Ferber.
Segunda prateleira, da esquerda pra direita: iogurte pras crianças, mostarda tipo Dijon, pudim de sêmola, queijo Babybel.
Terceira prateleira, da esquerda pra direita: carne para ensopado para fazer um ensopado francês no final de semana, linguiça Lyonnaise, linguiça curada seca, ovos.
Quarta prateleira, da esquerda pra direita: Garrafa de água, um inocente suco de maçã, leite achocolatado, champanhe, leite integral.
Quinta prateleira, da esquerda pra direita: raspas de trufas negras, foie gras com marmelada de pimenta-cereja, queijo semi-salgado, mozarela de búfala.
Gaveta dos vegetais: alho-poró, nabo, abobrinha, cenoura, tomate, cenoura.
Bo Bech, considerado o maior chef dinamarquês, do restaurante Geist
Prateleira de cima, da esquerda pra direita: mostarda tipo Dijon, flores de sabugueiro fermentadas, picles, tomates cozidos, mostarda selvagem, marmelada de amora, frutas de junipeiro em vinagre de maçã, sementes de alho selvagem em salmoura, alcaparras reduzidas em soro de manteiga, azeitonas verdes em Martini, fruto da roseira em salmoura.
Segunda prateleira, da esquerda pra direita: ameixa japonesa fermentada de um amigo japonês, garrafa de saquê, presente do Thomas Keller, da French Laundry
Terceira prateleira, da esquerda pra direita: queijo de leite de feno dinamarquês, queijo parmesão.
Quarta prateleira, da esquerda pra direita: pepino, endívias, abacates.
Gaveta de vegetais: alho, cebolas roxas, aipo.
Sven Elverfeld, um dos maiores chefs alemães, do restaurante Aqua, em Wolfsburg – 3 estrelas no Guia Michelin
Prateleira de cima, da esquerda pra direita: geleia caseira feita por sua mãe e seus amigos, geleia de amora e fruto do sabugueiro, geleia azeda de cereja, patê de fígado de veado, limonada de maracujá.
Segunda prateleira, da esquerda pra direita: conserva com cebolas das montanhas gregas, brotos de agrião, comida de neném, pesto de alho selvagem, queijo quark alemão, romã, suco de beterraba.
Terceira prateleira, da esquerda pra direita: lima, limão, folhas lavadas de espinafre.
Quarta prateleira, da esquerda pra direita: cerveja alemã, champanhe, água com gás.
Quinta prateleira, da esquerda pra direita: iogurte, queijo feta, couve-rábano, carangueijo dos mares do norte, espinafre fresco com caule, ervas do molho verde para salsichão defumado.
*“O sentido da vida é encontrar o seu dom. O objetivo é presenteá-lo aos outros”. A frase é atribuída ao mestre Picasso, mas poderia ser a epígrafe do canal especial que o Hypeness criou em parceria com a Ford. Aqui acreditamos que todo ser humano é uma mente criativa em potência, com coisas novas para trazer para o mundo, e por isso contaremos essas histórias, de pessoas que souberam transformar a imaginação em ação. Aqui não falaremos de sonhos, mas de objetivos que, cedo ou tarde, teriam que ser concretizados. Não fuja dos seus.
Para saber mais, clique aqui e para conhecer o novo e Ford EcoSport, siga este link.
Publicidade
O artista norueguês Rune Guneriussen se tornou conhecido em seu país por decorar áreas da natureza não...
A confirmação de que a Netflix e a AMC irão mesmo lançar um filme de Breaking Bad já correu e colocou de pé toda...
Irresistíveis e caros. Paradoxo dos produtos lançados pela Apple. No Rio de Janeiro, um jovem dono dos famosos...
A campanha Never Hide da Rayban conta com ilustrações sensacionais para passar seu conceito para a linha de óculos...
Debaixo de marquises, pontes, viadutos e em bancos de praça descansam, muitas vezes, moradores de rua. Eles...
Nós achávamos que nada poderia ser mais fofo do que esse quartinho construído para um cachorro, mas estávamos...
O sucesso da série documental “A Máfia dos Tigres”, da Netflix, transformará a história de Joe Exotic e seu...
A pandemia atrasou o lançamento do primeiro parque temático do Studio Ghibli, o lendário estúdio de animes e...
O Tinder bloqueou o Orkut e dono, que está em Porto Alegre, precisou reclamar no Twitter. Você ainda pensando que o...