Sustentabilidade

Margens do rio Pinheiros serão reflorestadas com 18 mil árvores nativas

por: Redação Hypeness

A prefeitura de São Paulo anunciou que vai plantar 18 mil árvores de 120 espécies nativas da Mata Atlântica nas margens do Rio Pinheiros, que vai da zona sul à zona oeste da capital paulista. Serão 13,5 km reflorestados à beira da Marginal Pinheiros, importante via de trânsito expresso da cidade.

O prefeito João Dória (PSDB) anunciou a iniciativa, tirada do papel em conjunto com a Telefônica Vivo, seguindo o modelo de parceria público-privada que tem marcado sua gestão. A empresa arcará com os custos de implantação e manutenção do projeto, previsto para durar quatro anos.

De acordo com Dória, “O plantio vai contribuir para a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, a redução de ruídos, além de funcionar como um filtro natural para a poeira e os gases tóxicos de monóxido de carbono”.

Além das 18 mil árvores, serão plantados 2 mil arbustos ornamentais e flores nativas de forração. Entre as espécies de árvores escolhidas estão três mil palmeiras e árvores frutíferas, como o Cambuci, que foi eleito símbolo da cidade na década de 1950 mas chegou a estar ameaçada de extinção nos últimos anos.

Projeção divulgada pela Prefeitura de SP

Projeção

As palmeiras também têm forte ligação com o local: o Rio Pinheiros era chamado por indígenas de Jurubatuba, que significa “muitas palmeiras”. Isso porque as margens tinham centenas dessas árvores, que alimentavam pássaros, esquilos, tucanos de bico verde e papagaios.

A prefeitura prevê que até março de 2018 o plantio esteja em fase avançada, com plantas sendo vistas pelos 13,5 km projetados.

De acordo com a administração, o plano vai contribuir para a diminuição da temperatura da região, aumentando a umidade do ar e reduzindo ruídos, além de funcionar como um filtro para a poeira e gases tóxicos dos carros. Os animais que se instalarão por lá também devem ajudar a combater pragas urbanas, como baratas, cupins, mosquitos e pernilongos.

Projeção

Publicidade

Imagens: Divulgação/Prefeitura de São Paulo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Google ajudou a financiar grupos anticientíficos que negam mudanças climáticas