As modelos Diana Sirokai e Callie Thorpe, de Londres, na Inglaterra, resolveram postar fotos suas com e sem Photoshop na internet, como forma de levantar uma importante reflexão sobre a imagem corporal.
Ambas as imagens foram divulgadas no Instagram, e mostram o quão enganosas as fotos retocadas podem ser.
“O objetivo é mostrar a todos como as revistas e a mídia levam a edição para um nível diferente”, escreveu Diana no seu perfil.
Já Callie fez questão de abordar na legenda de seu post o porquê das mulheres carregarem tantas inseguranças consigo.
“Durante anos, temos sido submetidos a imagens perfeitas e quase sempre manipuladas digitalmente em toda a mídia”, disse.
Muitos seguidores elogiaram a atitude das modelos, não só pela coragem de expor a realidade mas também seus corpos como eles são.
“Modelos e celebridades não se parecem com eles mesmos. Vivemos em um mundo falso, e é hora de mostrar a verdade”, acrescentou Diana.
Em alguns países, o uso do Photoshop tem sido banido da publicidade. Mais recentemente, a Getty Images, maior banco de fotos do mundo, atualizou seus termos para que toda imagem publicada em veículos impressos, online e todo tipo de propaganda e catálogo, e que tenha sido manipulada digitalmente, venha com o aviso de publicação retocada. Há um movimento importante acontecendo, não podemos negar. Mas ainda temos muito caminho a percorrer.