Sustentabilidade

Para compensar incêndios, portugueses podem plantar árvores pelo correio

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Entra ano, sai ano, as florestas de Portugal sofrem com os incêndios que acontecem durante a época de seca. Especialistas estimam que, na última década, o país tenha registrado 1400 km² de território atingido pelas chamas. Para combater o problema, uma iniciativa permite que a população financie a plantação de árvores nativas.

Para isso, basta ir a uma das 291 agências incluídas na parceria entre a Quercus, uma ONG focada na conservação da natureza, e os Correios portugueses. Cada árvore requer uma doação de 3 euros e poderá ser acompanhada pelo padrinho/madrinha por até cinco anos.

Nas três primeiras edições do programa Uma Árvore Pela Floresta foram plantadas cerca de 11 mil árvores, sempre de espécies nativas de Portugal. Isso porque a vegetação natural portuguesa tem perdido espaço para espécies exóticas, de rápido crescimento.

A floresta nativa é mais resistente ao fogo, por causa da variedade de espécies e por elas terem menor combustibilidade – não pegam fogo tão rápido e, em caso de incêndio, é mais fácil controlar os focos. Além disso, a floresta portuguesa tem capacidade maior de se regenerar depois de incêndios.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Quercus


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ambev inaugurará 31 usinas solares no Brasil até 2020