Ciência

Por que alguns cachorros são mais agressivos que outros, segundo a ciência

Redação Hypeness - 05/10/2017

Se o cachorro é o melhor amigo do homem, como em toda boa amizade, eventualmente o carinho pode acabar se transformando em agressividade.

Entre lambidas e mordidas, alguns cães simplesmente jamais se tornam agressivos, enquanto outros parecem sempre prontos a rosnar e avançar em qualquer um.

O psicólogo e antropólogo americano Evan MacLean, da Universidade do Arizona, decidiu pesquisar para descobrir a razão pela qual alguns cães são mais agressivos do que outros. E a resposta pode ser hormonal.

O estudo que Evan e seus colegas pesquisadores publicaram na revista Frontiers in Psychology revela que os hormônios ocitocina e a vasopressina são determinantes no comportamento dos cães, inclusive em sua agressividade.

Enquanto as raças consideradas mais calmas possuem níveis mais elevados de ocitocina em seu sangue, as mais agressivas apresentam elevação de vasopressina.

Trata-se do primeiro estudo do gênero, e a ideia é que possa abrir portas para novas pesquisas e tratamentos. É claro que a agressividade pode vir de diversos sensos de sobrevivência, como quando o animal se sente ameaçado, agredido, ou em perigo contra sua liberdade, sua alimentação ou sua prole. Mas alguns apresentam agressividade constante, representando assim ameaça para outras pessoas e para si mesmo – a agressividade é a principal causa de entrega de animais para abrigos.

 

A pesquisa mediu o comportamento de cães diante de outros cães e em contato social com seres humanos em contextos diversos – além, é claro, da bateria de exames. Antes de qualquer medida, porém, há ainda muito o que se entender, afirmam os pesquisadores, estando diante de uma pesquisa pioneira, para que os principais beneficiados com tal descoberta sejam sempre os animais.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.