Ciência

Professor substitui ar condicionado por teto solar e corta consumo de energia pela metade

por: Redação Hypeness

Se a invenção do ar condicionado trouxe alívio e prazer para certos ambientes antes impraticáveis por conta do calor, ao mesmo tempo hoje se sabe da quantidade imensa de energia que tal aparelho consome.

Um professor da Universidade de Stanford, na Califórnia, nos EUA, vem testando uma tecnologia inovadora que poderá substituir o ar condicionado sem precisar abrir mão do frescor e do alívio que seu uso propicia – permitindo a refrigeração com baixo consumo energético.

A tecnologia é complexa, mas seu funcionamento é simples: trata-se de um telhado feito com uma superfície ótica capaz de refletir a luz solar e devolver o excesso de calor ao espaço – bastante similar a um espelho, porém high-tech.

Os testes vêm sendo realizados desde 2013, pelo professor de engenharia elétrica Shanhui Fan e seus alunos, e os resultados são animadores.

 

As superfícies óticas não só são capazes de resfriar um ambiente, como de esfriar a água baixo da temperatura ambiente em até 5 graus – e sem usar eletricidade. O processo todo, incluindo painéis solares e tubos de água corrente, consome metade do que normalmente um ar condicionado consumiria.

A economia de energia pode ser realmente grande, e o estudo agora visa também confirmar a viabilidade da instalação de tal tecnologia junto dos sistemas de aquecimento e refrigeração em um prédio.

*“O sentido da vida é encontrar o seu domO objetivo é presenteá-lo aos outros”. A frase é atribuída ao mestre Picasso, mas poderia ser a epígrafe do canal especial que o Hypeness criou em parceria com a Ford. Aqui acreditamos que todo ser humano é uma mente criativa em potência, com coisas novas para trazer para o mundo, e por isso contaremos essas histórias, de pessoas que souberam transformar a imaginação em ação. Aqui não falaremos de sonhos, mas de objetivos que, cedo ou tarde, teriam que ser concretizados. Não fuja dos seus.

Para saber mais, clique aqui e para conhecer o novo Ford EcoSportsiga este link.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: Brasil tem 7 vezes mais casos do que dizem dados do governo, mostra estudo inédito