Tecnologia

Site exibe todas as muitas informações sobre você que estão públicas no Facebook

por: Redação Hypeness

Que o Facebook tem acesso a uma infinidade de informações sobre os usuários e que várias delas estão disponíveis para quem quiser ver não é exatamente uma novidade, mas um site criado especialmente para escancarar isso pode dar uma dimensão mais concreta da coisa.

Criado pelo belga Inti De Ceukelaire, que se intitula um “Hacker Ético” (alguém que se dedica a procurar falhas de segurança em sistemas para avisar aos responsáveis e evitar problemas), o site foi ironicamente batizado de Stalk Scan e tem um funcionamento bem simples.

Basta copiar o link do perfil de alguém no Facebook e colar na busca do Stalk Scan para que ele acesse as informações públicas do usuário e as organize em seções: Perfil (as coisas que cada um publica), Tags (aquelas em que o perfil é marcado), Comentários, Curtidas, Lugares (Onde foram feitos check-ins), Pessoas e Interesses.

A partir daí, é só clicar em uma categoria para ser direcionado a uma página do Facebook que mostra o histórico. É possível filtrar as interações para ver o que aconteceu em um período de tempo pré-estabelecido, ou ver apenas as curtidas em fotos de amigos ou familiares, por exemplo. Também dá para observar apenas interações com pessoas de um determinado sexo ou status de relacionamento.

De acordo com o criador, o Stalk Scan não faz nada mais que pegar dados públicos do Facebook, que podem ser acessados dentro da própria rede social, e organizá-los de uma forma que torna a visualização mais fácil. Todo o conteúdo que o usuário define como privado, ou seja, que só pode ser visto por amigos, permanece oculto da ferramenta.

Inti De Ceukelaire afirma que o propósito de sua criação é alertar para as pessoas menos familiarizadas com as questões de privacidade na internet para o nível de exposição a que estamos nos submetendo. Assim, cada um pode ter uma noção prática da parcela da vida que desconhecidos podem acessar através de cada perfil.

Publicidade

Imagens: Reprodução/StalkScan


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudantes brasileiros criam rede social para aprender biologia