Ciência

SUS passa a oferecer medicamento ‘revolucionário’ para pacientes com HIV

por: Redação Hypeness

Uma alteração significativa nos remédios oferecidos gratuitamente pelo SUS para o tratamento do HIV promete trazer melhorias profundas à vida dos pacientes no Brasil.

Desde o início de 2017 que o remédio Dolutegravir já vem sendo oferecido aos novos pacientes ou àqueles que tiveram reações adversas ao Efavirenz, o remédio anteriormente oferecido. O novo medicamento é um dos melhores existentes no combate ao HIV.

Com maior potência e um nível menor de potenciais reações adversas ao seu uso, o Dolutegravir é ainda mais cômodo em sua posologia para os pacientes, por necessitar somente um comprimido por dia.

A novidade não altera os custos para a aquisição de antirretrovirais, e a ideia é que até o final do ano que vem todos os soropositivos em tratamento já estejam se medicando com o novo remédio.

O ministro da saúde Ricardo Barros garante que a alteração trará melhorias diretas para a vida dos brasileiros, em esforço para manter como um dos países mais fortes no combate ao HIV – trata-se, segundo ele, do melhor medicamento do tipo no mundo.

Até o ano passado o Brasil contabilizava, desde o início da epidemia, em 1980, cerca de 840 mil casos de infecção, em uma média de 41 mil novos casos por ano.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Golfinhos ficam ‘viciados’ com veneno de Baiacu; veja vídeo