Ciência

Tese de PhD de Stephen Hawking sobre expansão do universo é liberada online

por: Redação Hypeness

Em 1966, aos 24 anos, o jovem Stephen Hawking apresentava sua tese de doutorado na Universidade de Cambridge. Mais de 50 anos depois, ele permitiu a disponibilização gratuita da obra online, para que qualquer pessoa no mundo possa estudar suas ideias.

Chamado “Properties of Expanding Universes” (Propriedades dos Universos em Expansão), o trabalho reúne diversas observações de Hawking sobre a teoria de que o Universo está em constante expansão, uma ideia recente na época, e hoje amplamente aceita pela ciência.

Na tese, Hawking analisa várias contradições entre a ideia do universo estático e descobertas feitas pela astronomia nos anos anteriores à sua pesquisa, além de demonstrar como elas se encaixavam com a teoria do universo em expansão.

Até a semana passada, era preciso pagar uma taxa de 85 libras para acessar a versão digital do trabalho, ou ir até a Biblioteca da Universidade de Cambridge para vê-la pessoalmente. Agora, o acesso ao PDF da tese é livre através deste link – talvez seja preciso tentar algumas vezes até conseguir abrir.

Isso porque o sucesso da medida foi tanto que o servidor da Universidade está com problemas para se manter funcionando. De acordo com a administração de Cambridge, mais de 60 mil pessoas já acessaram o arquivo. Os trabalhos mais requisitados do sistema costumam ter cerca de 100 visualizações mensais.

Hawking falou sobre o assunto: “Ao tornar o acesso à minha tese público, pretendo inspirar pessoas ao redor do mundo a olhar para as estrelas e não para seus pés; a refletir sobre nosso lugar no universo e tentar achar sentido no cosmos. Qualquer pessoa em qualquer lugar deveria ter acesso grátis e ilimitado não apenas à minha pesquisa, mas às de todas as grandes e curiosas mentes no espectro da compreensão humana”.

A iniciativa faz parte do programa Open Access, em que a Universidade de Cambridge disponibiliza pesquisas feitas por seus alunos e professores de graça. Obras de grandes autores falecidos, como Isaac Newton e Charles Darwin, já estão disponíveis no sistema batizado de Apollo.

A Universidade vem se esforçando para convidar os autores ainda vivos a permitir a publicação online de seus materiais, e espera que a divulgação da tese de mestrado de Hawking inspire mais e mais pesquisadores a disponibilizar seus trabalhos no Apollo.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo com 30 anos e 12 mil participantes diz que dieta vegana faz muito bem ao coração