Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em 1966, aos 24 anos, o jovem Stephen Hawking apresentava sua tese de doutorado na Universidade de Cambridge. Mais de 50 anos depois, ele permitiu a disponibilização gratuita da obra online, para que qualquer pessoa no mundo possa estudar suas ideias.
Chamado “Properties of Expanding Universes” (Propriedades dos Universos em Expansão), o trabalho reúne diversas observações de Hawking sobre a teoria de que o Universo está em constante expansão, uma ideia recente na época, e hoje amplamente aceita pela ciência.
Na tese, Hawking analisa várias contradições entre a ideia do universo estático e descobertas feitas pela astronomia nos anos anteriores à sua pesquisa, além de demonstrar como elas se encaixavam com a teoria do universo em expansão.
Até a semana passada, era preciso pagar uma taxa de 85 libras para acessar a versão digital do trabalho, ou ir até a Biblioteca da Universidade de Cambridge para vê-la pessoalmente. Agora, o acesso ao PDF da tese é livre através deste link – talvez seja preciso tentar algumas vezes até conseguir abrir.
Isso porque o sucesso da medida foi tanto que o servidor da Universidade está com problemas para se manter funcionando. De acordo com a administração de Cambridge, mais de 60 mil pessoas já acessaram o arquivo. Os trabalhos mais requisitados do sistema costumam ter cerca de 100 visualizações mensais.
Hawking falou sobre o assunto: “Ao tornar o acesso à minha tese público, pretendo inspirar pessoas ao redor do mundo a olhar para as estrelas e não para seus pés; a refletir sobre nosso lugar no universo e tentar achar sentido no cosmos. Qualquer pessoa em qualquer lugar deveria ter acesso grátis e ilimitado não apenas à minha pesquisa, mas às de todas as grandes e curiosas mentes no espectro da compreensão humana”.
A iniciativa faz parte do programa Open Access, em que a Universidade de Cambridge disponibiliza pesquisas feitas por seus alunos e professores de graça. Obras de grandes autores falecidos, como Isaac Newton e Charles Darwin, já estão disponíveis no sistema batizado de Apollo.
A Universidade vem se esforçando para convidar os autores ainda vivos a permitir a publicação online de seus materiais, e espera que a divulgação da tese de mestrado de Hawking inspire mais e mais pesquisadores a disponibilizar seus trabalhos no Apollo.
Publicidade
Entre os anos de 1995 e 2004, a temperatura da região Sudeste do Brasil aumentou em 1,1º Celsius (C). É isso o que...
São diversos os possíveis motivos para hiperidrose ou sudorese excessiva – na qual, independentemente da...
Se o sentido definitivo das tatuagens é um dos aspectos mais fundamentais para os adeptos dos desenhos corporais, num...
Você com certeza já ouviu falar que a Lua influencia nas marés dos mares do nosso planeta. Entretanto, a influência...
O que seria de nós, terráqueos, se não fosse o campo magnético que envolve o planeta? Ele guia bússolas e...
Mais um meteoro explodiu na região Sul do país. Dessa vez, foi sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai....
O amor muitas vezes nos deixa burros. Antes disso, porém, enquanto tudo ainda é atração e sedução, para uma boa...
Alô, alô, marcianos! Cientistas de um grupo Instituto SETI, dizem que identificaram um sinal vindo de Proxima...
Uma equipe de astrônomos ligados à Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, detectou atividades no gigantesco...