Ciência

Um dos maiores enigmas arqueológicos da história foi resolvido com a tradução destes hieróglifos

por: Redação Hypeness

Para decifrar a história é muitas vezes necessário uma dose de paciência e principalmente de tempo que vale por milhares de anos – literalmente. Passaram-se nada menos que cerca de 3200 anos até que enfim um dos maiores enigmas arqueológicos foi resolvido, quando uma equipe de arqueólogos suíços e holandeses anunciou ter enfim decifrado os hieróglifos da língua luvita.

A inscrição em calcário de 35 centímetros de altura e cerca de 27 metros de extensão encontrada em 1878 onde hoje é a Turquia é o maior hieróglifo conhecido da era de bronze. O arqueólogo francês Georges Perrot, à época de sua descoberta, teve a astúcia de copiar detalhadamente as inscrições, pois essa pedra viria a ser usada posteriormente como parte da fundação de uma mesquita. Trata-se de uma escrita na língua luvita, falada na região da Turquia e arredores e extinta no ano 600 a.C.

 

Os hieróglifos, escritos em cerca de 1180 a.C., contam as batalhas e guerras e invasões do príncipe troiano Muksus, e muitos acreditam que os luvitas são na realidade o “povo do mar” que provocaram o fim do novo reino egípcio. Os arqueólogos afirmam que tais batalhas precipitaram o fim da própria era do bronze no mediterrâneo, em uma série de conflitos conhecida como a “Guerra mundial zero” que derrubou as superpotências da época.

Muitos estudiosos, porém, garantem que as descobertas são questionáveis, afinal não é possível confirmar a precisão das cópias com que a equipe trabalhou, que poderia inclusive ser forjada. Outros, no entanto, afirmam que não seria possível forjar um documento tão extenso. As descobertas serão publicadas em breve, preenchendo assim mais uma parte do lento e infinito livro da história.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coalas estão funcionalmente extintos devido a incêndios na Austrália, dizem pesquisadores