Debate

‘Vaquinha’ para tratamento de vítimas de ataque em Las Vegas chega a R$ 26 milhões

por: Redação Hypeness

O pior ataque com armas de fogo da história moderna dos EUA, ocorrido em Las Vegas no último domingo, tirou a vida de 59 pessoas e feriu mais de 500 pelas mãos de somente um atirador.

A facilidade com que uma pessoa é capaz de adquirir armamento pesado no país naturalmente levanta o debate sobre a necessidade de um controle maior na compra e venda. No entanto, outro ponto da legislação americana se impõe, como um segundo e terrível capítulo de tragédias como esta: a ausência de um serviço público universal e gratuito de saúde, que faz com que os sobreviventes tenham uma conta médica astronômica para pagar.

A maioria dos feridos, que estavam presentes em um festival de musica country em Las Vegas e que foram alvejados por Stephen Paddock do 32º andar de um hotel, foram hospitalizados no condado de Clark County, em Nevada. Para tentar amenizar o impacto dos custos hospitalares de tais vítimas, uma autoridade do condado decidiu fazer uma campanha de financiamento coletivo, a fim de levantar fundos e ajudar as vítimas.

 

 

Ao fundo, o hotel de onde os tiros foram disparados

“Os fundos serão usados para oferecer alívio e suporte financeiro às vítimas e famílias do horrível ataque em Las Vegas”, diz a campanha. Recentemente, o governador do estado de Nevada vetou a lei que permitiria que os cidadãos pudessem aderir ao Medicaid, programa de assistência universal criado pelo então presidente Barack Obama.

Exemplo de armas à venda nos EUA

Até o início da manhã desta quarta-feira (4), a  campanha havia levantado mais de 8,3 milhões de dólares (26,1 milhões de reais). A meta é chegar a 10 milhões de dólares (31,5 milhões de reais). Se o mesmo estado que permite que metralhadoras como as que o atirador usou no último domingo, disparando por cerca de 9 minutos de forma praticamente ininterrupta, cheguem com tanta facilidade às mãos da população não pode oferecer ao menos assistência médica e todo cuidado necessário para as vítimas, há então algo de muito errado com os princípios de tal lugar.

 

Vigília pelos mortos em Las Vegas

Publicidade

© fotos: Reuters/Getty images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Na ONU, Brasil vota com Arábia Saudita e outras ditaduras contra direitos humanos