Ciência

Vencedor de ‘bolsa para gênios’, brasileiro terá R$ 2 milhões para pesquisar doenças autoimunes

por: Redação Hypeness

O brasileiro Gabriel Victora, imunologista de Porto Alegre (RS), acaba de levar pra casa uma bolsa no valor de 2 milhões de reais para investir em pesquisas de doenças autoimunes. O prêmio faz parte de um programa da Fundação MacArthur, de Chicago, conhecido por ceder bolsas para pessoas consideradas excepcionalmente inteligentes.

Gabriel, que hoje vive em Nova York e comanda o Laboratório de Dinâmica de Linfócitos da Universidade Rockefeller, foi premiado junto com outros 24 cientistas, e todos terão liberdade total para aplicação dos recursos recebidos.

Hoje, o trabalho do brasileiro na universidade envolve pesquisas sobre a imunidade adquirida ou adaptativa (quando o indivíduo desenvolve após ter tido contato com um agente estranho ao organismo), que servem de base para o desenvolvimento de vacinas.

Gabriel é graduado em música e iniciou a carreira como concertista, mas há aproximadamente 10 anos resolveu seguir os passos do pai, o reconhecido epidemiologista Cesar Victora, e enveredou para a área das ciências biológicas.

O trabalho do pesquisador brasileiro é lutar para entender como o sistema de defesa do corpo humano baseado em anticorpos pode melhorar diante de seus “agressores”.  Resumindo, a ideia é tentar desenvolver métodos e vacinas mais eficientes no combate ao HIV e ao vírus da gripe, por exemplo.

Publicidade

Imagens © Divulgação/MacArthur Foundation/John D. e Catherine T.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Viagra natural? Comer nozes melhora orgasmo e desejo sexual dos homens