Fotografia

A dura realidade mexicana retratada nestas 11 incríveis fotos de artistas contemporâneos

Vitor Paiva - 13/11/2017 | Atualizada em - 28/03/2019

Identidade, cultura, corpo, apropriação cultural, transformações sociais e econômicas são alguns dos temas retratados e debatidos na mostra “Point/Counterpoint” (Ponto/Contraponto), reunindo fotógrafos mexicanos contemporâneos de 2000 a 2015.

A exposição aconteceu no Museu das artes fotográficas, o MOPA, em San Diego, na Califórnia, nos EUA.

 

© José Luis Cuevas

Foram 19 diferentes artistas, reunindo-se também com especialistas para conversar e explorar os temas trabalhados nas fotografias, e naturalmente também o próprio México hoje – um país, segundo o texto da mostra, “ligado ao passado porém procurando um novo futuro”. Nomes como Iñaki Bonillas, Patricia Martín, José Luis Cuevas, Maya Goded, Dr. Lakra e muitos outros formam a mostra entre trabalhos abstratos, paisagísticos e documentários.

© Ana Casas Broda 

© Yvonne Venegas

© Patricia Martín

Em um momento em que a tensão com os vizinhos americanos cresce na forma de um suposto muro que separe ainda mais os dois países, olhar para o México e esse futuro indefinido é também olhar para o próprio futuro do mundo como um todo.

© Guillermo Arias

© Yvonne Venegas

© Patricia Martín 

© Maya Goded

© José Luis Cuevas

© Alejandra Laviada

© José Luis Cuevas

Publicidade

© fotos: vários


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.