Inovação

A história muito louca por trás de um dos maiores virais da história

por: Redação Hypeness

Era para ser apenas uma matéria para um telejornal local de Oregon, nos Estados Unidos, mas se tornou um vídeo famoso por mais de 40 anos: no dia 11 de novembro de 1970, o repórter Paul Linnman ficou eternizado nas memórias de norte-americanos ao cobrir a explosão de uma baleia.

Sim, é isso mesmo: naquele ano, ao encontrar uma enorme baleia cachalote encalhada na praia, as autoridades de Florence ficaram sem saber o que fazer. O animal estava morto, era pesado demais para ser retirado ou devolvido ao mar e estava exalando um mau cheiro que se espalhava por centenas de metros. A solução, acredite se quiser, foi explodir o corpo.

A ideia era que, em pedaços menores, fosse possível fazer a retirada dos restos mortais da baleia, e que o que sobrasse fosse consumido pelas gaivotas. A operação não foi exatamente um sucesso, e o vídeo registrando o que se tornou uma chuva de pedaços de baleia ficou famosíssimo nos Estados Unidos após o humorista Dave Barry descrevê-lo como a “notícia mais divertida que ele havia visto na vida”.

Paul lembra daqueles momentos como se tivessem acontecido ontem. “Parecia um filme ou programa de TV. Esses pedaços que caíam do céu poderiam realmente ter nos matado. Foram disparados, como balas. Aí começamos a correr.”, diz.

 “Corremos por cerca de 10 metros e escutamos uma segunda explosão. Não tínhamos ideia do que era. Quando descemos do lugar em que estávamos e fomos ao estacionamento, vimos um pedaço do tamanho de uma mesa de café que atingiu nosso carro”, lembra.

A história da “exploding whale” (“baleia explosiva”) se tornou um marco no imaginário popular norte-americano e voltou a fazer sucesso graças ao Youtube. 47 anos depois, Paul Linnman ainda é abordado quase todos os dias para falar do assunto, e até lançou um livro de memórias profissionais que tem a história como título.

A reportagem sobre o acontecimento bizarro pode ser vista aqui, na versão original, ou aqui, em uma reedição exibida em 2012.

Com informações da BBC.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Governo compra hoteis e recontrata funcionários para abrigar pessoas em situação de rua no Canadá