Debate

A permanência de Marcos Härter na ‘Fazenda’ e a naturalização da violência contra a mulher

por: Redação Hypeness

Marcos Härter deixou o BBB 17 de forma melancólica no começo do ano. O cirurgião plástico, que mantinha um relacionamento com Emilly Araujo, campeã da edição, foi acusado de agredi-la e acabou expulso pela produção do programa.

Marcos e Emilly no BBB 17. (Foto: TV Globo/Reprodução)

Diversas foram as imagens que mostraram o participante encurralando a então namorada, apertando seu braço, gritando e intimidando-a com sua postura.

As cenas chocaram os espectadores na época. (Foto: TV Globo/Reprodução)

A Globo teve uma postura firme na época, especialmente pelas imagens irem ao ar pouco depois do ator José Mayer ser acusado de abuso sexual por uma figurinista.

Só que, meses depois, Marcos estava em A Fazenda – Nova Chance.

Marcos ganhou uma chande na Fazenda após agressão. (Foto: Record TV/Divulgação)

O gaúcho entrou no reality através de uma narrativa de que a edição estava dando uma nova chance a participantes “polêmicos”. Outro integrante do elenco é Yuri, ex-BBB que chegou a ser preso por agredir a ex-namorada.

Yuri Fernandes agrediu a ex. (Foto: Record TV/Divulgação)

Na Fazenda, Marcos se relacionou com Ana Paula Minerato logo nas primeiras semanas e já provocou cenas questionáveis. No dia 9 de outubro, contra a vontade da ex-Panicat, o cirurgião contou a alguns colegas que os dois haviam transado na noite anterior.

Ana Paula negou e discutiu rispidamente com ele, que alegou que “sexo oral também é sexo”. Semanas depois, ela assumiu que o ato ocorreu e foi eliminada.

Agora, espectadores acusam o ex-BBB de agredir psicologicamente Flávia Viana.

Flávia Viana. (Foto: Record TV/Reprodução)

A peoa admitiu algumas vezes dentro da casa que chora fácil e isso ficou evidente em algumas situações, nem sempre de brigas, dentro dessa edição.

Mesmo assim, durante um jogo da discórdia realizado nos últimos dias, Marcos a chamou de “atriz”, disse que ela deveria ganhar um Oscar e dançou na frente dela ironizando as críticas que ela fazia a ele, fazendo com até o Yuri, aquele acusado de agressão, se manifestasse contra o que aconteceu.

Algumas pessoas afirmaram que a produção cortou alguns momentos do produto final e que a briga teria sido mais feia e tido diversas interferências dos diretores. Nós não temos como confirmar a veracidade dos relatos.

Questionada sobre todas essas questões, a Record limita-se a dizer que “não se posicionará oficialmente” sobre o tema.

Naturalização da violência contra a mulher?

As regras para expulsão de A Fazenda são bastante relativas. Isso porque o programa da Record apenas define como violação sem interpretação a agressão física a pessoas ou animais, o que geraria expulsão direta.

Porém, como explica o diretor Rodrigo Carelli neste artigo de 2013, a direção tem como função avaliar o que passa dos limites ou não. Pode ser um grito, uma cusparada, borrifada de água na cara… Tudo depende de como a produção enxerga cada ato.

Desde o surgimento dos reality shows no Brasil, muito tem se discutido sobre até onde os programas devem espelhar a realidade. Após algumas brigas sérias na década passada, o Big Brother Brasil, da Globo, deixou o sarrafo mais baixo e se tornou mais exigente no comportamento dos participantes dentro da casa.

No BBB, três participantes foram expulsos, todos de 2010 pra cá: Daniel, do BBB 12, acusado de abusar de Monique Amin, que está na Fazenda; Ana Paula Renault, que deu dois tapas no rosto de Renan, no BBB 16; e Marcos Härter.

Porém, a peneira de candidatos ainda deixa a desejar. Tanto que, em 2016, Laércio Moura passou nas entrevistas com a produção do reality e entrou na casa. Durante sua participação, internautas descobriram pistas de que o curitibano estaria se envolvendo com uma adolescente de 13 anos – ele tem 53.

Laércio Moura. (Foto: TV Globo/Reprodução)

Hoje, ele está preso e condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável e por corrupção de menor, já que forneceu bebida para a jovem durante o crime.

Neste artigo de setembro deste ano, quando A Fazenda – Nova Chance acabara de anunciar seu elenco, nós falamos mais sobre a naturalização da violência contra a mulher na televisão.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele bebeu 12 xícaras de café em 5 minutos e garante que passou a sentir o cheiro das cores