Arte

Artista disponibiliza cartilha gratuita que ensina a fazer tintas naturais

por: Redação Hypeness

A maior parte das tintas que conhecemos hoje são repletas de químicos, mas isso nem sempre foi assim. A primeira tinta feita apenas com compostos manipulados em laboratório só surgiu em 1856. Antes disso, todas eram feitas de maneira natural, como conta uma cartilha gratuita disponibilizada pelo artista capixaba Jhon Bermond.

O documento de 12 páginas intitulado Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais foi disponibilizado online e gratuitamente. Além de traçar um breve histórico do surgimento destes pigmentos – que começaram com as pinturas rupestres – a cartilha também dá dicas para que qualquer pessoa possa criar suas próprias tintas.

Jhon explica que são necessários dois elementos para elaborar uma tinta: o pigmento (que dá coloração) e o aglutinante (que faz a tinta aderir a uma superfície). Enquanto os pigmentos podem ser obtidos de folhas, frutos, raízes, pétalas e outros elementos naturais, os aglutinantes também existem na natureza, como ovos, suco de alho, baba da babosa, entre outros.

Entre os tipos de processos que podem ser usados para criar as tintas estão o cozimento, em que a matéria prima é cozida com água até soltar sua cor; a maceração, em que ela fica de molho na água por 12 horas; infusão no álcool, entre outras. O documento ainda lista qual o processo e material indicados para obter cada cor. De posse dessas informações, o manual pretende ser, como o próprio nome sugere, um passo a passo intuitivo, servindo como ponto de partida para novas criações.

View this post on Instagram

Recordando com muito carinho a Oficina que facilitei no @encontrodeculturastradicionais , na Chapada dos Veadeiros, este ano. <3 Agradeço ao @hostelcampingchapadaveadeiros pelo acolhimento. "Assim que chegou na Vila de São Jorge, o artista Jhon Bermond tirou uma manhã pra colher as cores da Chapada dos Veadeiros. “Tem que observar a região que se está e trabalhar junto da natureza”, ele conta, enquanto detalha a origem de cada tinta exposta no meio da roda: barbatimão, cebola, hibisco, carvão, terra, açafrão… Dezenas de pigmentos extraídos organicamente e que coloriram a oficina “Pintura Intuitiva com Tintas Naturais”, na manhã da sexta-feira, 28 de julho.  Saiba mais sobre a técnica do artista no relato de Andressa Santa Cruz, em https://goo.gl/6shw68 " Fotos: Ana Caroline Lima #pigmentosnaturais #tintasnaturais #permacultura #artedaterra

A post shared by Jhon Bermond | Arte da Terra (@jhonbermond) on

Para saber mais, acesse a cartilha completa clicando aqui.

Publicidade

Fotos: chuttersnap/Unsplash; Reprodução Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais; Reprodução Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pinacoteca recebe exposição com obras inéditas de OSGemeos