Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A remoção de uma espessa camada de sujeira de uma pintura da era Jacobean, com mais de 200 anos desde sua criação, viralizou nas redes sociais por conta da facilidade com a qual ela foi realizada.
Philip Moud, que apresenta um programa de arte na rede inglesa BBC, compartilhou em seu Twitter o momento em que ele começou a limpar o quadro e a diferença da cor original para a que podia ser vista nos dias de hoje é realmente impressionante.
Essa é a pintura original. (Foto: Philip Moud/Reprodução)
Aliás, causou certo alívio o fato da restauração dessa obra ter dado certo, uma vez que temos bons exemplos passados de que nem sempre é assim.
Nem sempre essas restaurações dão certo. (Foto: Reprodução)
Moud utilizou uma mistura de gel com solvente para fazer a limpeza na pintura, que é de óleo. Antes, ele a testou em um painel coberto por material semelhante ao utilizado para a obra de arte, garantindo assim que nenhum mal ocorresse com ela.
“A pintura estava originalmente em uma coleção privada na Inglaterra”, disse ele ao jornal The Telegraph. “Começamos a restauração ontem após testar a mistura exaustivamente em uma superfície de óleo num painel de carvalho”, continuou.
A remoção do verniz revelou detalhes da pintura. (Foto: Philip Moud/Reprodução)
A mistura de solvente com gel foi criada especialmente para a remoção deste verniz sem que a arte fosse prejudicada. “O uso do gel tem se desenvolvido nos últimos anos. É diferente da restauração normal, com o gel sustentando o solvente e trabalhando de uma forma mais controlada”, completou.
Ao remover a pintura, é possível observar maiores detalhes do vestido da mulher retratada e conseguir encontrar pequenas pistas de quem ela seria. “Ainda não sabemos sua identidade, mas certamente algumas pistas fundamentais estão começando a surgir”, garantiu. “Tudo o que sabemos é que ela tinha 36 anos e foi pintada em 1617”.
É um costume utilizar o verniz para proteger pinturas de poeira, sujeiras e estragos mais relevantes, ajudando-a a ser preservada por séculos.
A remarkable Jacobean re-emergence after 200 years of yellowing varnish 1/2 pic.twitter.com/yBGNGDcNd7
— Philip Mould (@philipmould) 6 de novembro de 2017
Publicidade
O fotógrafo Jordan Matter criou um ensaio onde reuniu diversos bailarinos nas ruas de NY em poses de balé, mas em...
Carnaval acabou? Tenho minhas dúvidas. O tempo mais festivo desse Brasil chega e os inimigo do fim agarram a folia com...
Que o amor e suas maravilhas, mas principalmente suas dores, servem de inspiração para compositores criarem obras...
Ainda que a ficção nos faça rir e chorar, refletir e sonhar, nada se compara à diversão, ao suspense e aos dramas...
Geralmente, estamos acostumados a ver abrigos para pessoas carentes como lugares bastante sem graça e sem nenhum tipo...
A literatura brasileira perdeu um de seus maiores nomes no último sábado (17) com o falecimento da escritora carioca...
Certa vez, o jornalista William Waack, durante cobertura das eleições presidenciais dos Estados Unidos, reclamou da...
É de Carnaval que a gente gosta? Sim! Mas dá tempo de pegar uma exposição, uma sessão de cinema ou uma peça de...
O coletivo artístico A Shop criou em Montreal um graffiti gigante, inspirado na Art Nouveau....