Arte

Artista remove 200 anos de sujeira em pintura em apenas alguns segundos

por: Redação Hypeness

A remoção de uma espessa camada de sujeira de uma pintura da era Jacobean, com mais de 200 anos desde sua criação, viralizou nas redes sociais por conta da facilidade com a qual ela foi realizada.

Philip Moud, que apresenta um programa de arte na rede inglesa BBC, compartilhou em seu Twitter o momento em que ele começou a limpar o quadro e a diferença da cor original para a que podia ser vista nos dias de hoje é realmente impressionante.

Essa é a pintura original. (Foto: Philip Moud/Reprodução)

Aliás, causou certo alívio o fato da restauração dessa obra ter dado certo, uma vez que temos bons exemplos passados de que nem sempre é assim.

 

Nem sempre essas restaurações dão certo. (Foto: Reprodução)

Moud utilizou uma mistura de gel com solvente para fazer a limpeza na pintura, que é de óleo. Antes, ele a testou em um painel coberto por material semelhante ao utilizado para a obra de arte, garantindo assim que nenhum mal ocorresse com ela.

“A pintura estava originalmente em uma coleção privada na Inglaterra”, disse ele ao jornal The Telegraph. “Começamos a restauração ontem após testar a mistura exaustivamente em uma superfície de óleo num painel de carvalho”, continuou.

A remoção do verniz revelou detalhes da pintura. (Foto: Philip Moud/Reprodução)

A mistura de solvente com gel foi criada especialmente para a remoção deste verniz sem que a arte fosse prejudicada. “O uso do gel tem se desenvolvido nos últimos anos. É diferente da restauração normal, com o gel sustentando o solvente e trabalhando de uma forma mais controlada”, completou.

Ao remover a pintura, é possível observar maiores detalhes do vestido da mulher retratada e conseguir encontrar pequenas pistas de quem ela seria. “Ainda não sabemos sua identidade, mas certamente algumas pistas fundamentais estão começando a surgir”, garantiu. “Tudo o que sabemos é que ela tinha 36 anos e foi pintada em 1617”.

É um costume utilizar o verniz para proteger pinturas de poeira, sujeiras e estragos mais relevantes, ajudando-a a ser preservada por séculos.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Wagner Moura fala de ‘Wasp Network’, filme sobre espiões cubanos nos EUA