Arte

Artista russo transforma carros imundos em telas para criar suas obras

por: Vitor Paiva

Enquanto a maioria de nós diante de um carro imundo e coberto de poeira só consegue pensar em uma mangueira, um balde com água e sabão, um lava-rápido ou no máximo em escrever uma mensagem com a ponta do dedo em sua superfície, o artista russo Nikita Golubev enxerga no automóvel sujo uma tela em branco – e uma potencial nova obra de arte.

Animais, mensagens religiosas ou de inspiração, personagens da cultura pop, qualquer imagem pode “aparecer” em um carro ou caminhão a partir do talento de Nikita para desenhar em poeira.

A força desse trabalho reside não somente no próprio talento de Nikita ou na beleza das ilustrações em si, mas também na efemeridade dos desenhos, que necessariamente desaparecerão, seja com a ação do tempo, seja com a lavagem que necessariamente os carros terão de passar.

Ainda bem que existem as fotos para registra-las – ainda que, em certos casos, talvez valesse mais à pena deixar os carros sujos, ou nem mais usa-los, do que apagar um trabalho tão bonito e bem feito quanto o de Nikita.


O artista russo Nikita Golubey

Publicidade

© fotos: Nikita Golubev


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O guia politicamente incorreto de como reconhecer pintores famosos por sua arte