Ciência

Asteroide de 5 mil metros irá passar pertinho da Terra antes do Natal

Redação Hypeness - 29/11/2017 | Atualizada em - 02/12/2017

Um asteroide está ameaçando o clima festivo de Natal que já está tomando nossos corações e seguirá assim até os últimos minutos de 2017.

Medindo 5 mil metros, o corpo rochoso Phaeton 3200 deve passar a mais ou menos 10 milhões de quilômetros da Terra no dia 16 de dezembro, logo quando todo mundo estiver se preparando para o recesso.

A distância é considerada curta tratando-se da imensidão do universo, mas, de acordo com a Nasa, o alarde é só por esporte mesmo, porque é improvável que ele cause danos ao nosso planeta.

Asteroide vai chegar chegando

O órgão também informou que será possível observar a passagem do asteroide a partir dos observatórios de Arecibo (em Porto Rico) e Goldstone (na Califórnia). “As imagens serão excelentes para obter um modelo 3D detalhado”, disse a agência espacial em comunicado.

Asteroide poderá ser visto a olho nu

A aparição de 2017 será a mais próxima da Terra desde a descoberta do asteroide, em 1983. Assim, é possível que observadores com telescópios pequenos também consigam observá-lo. De acordo com a Nasa, o Phaeton só dará as caras aqui por perto novamente em 2050.

Outra data prevista é em 14 de dezembro de 2093, quando a aproximação será ainda mais impressionante, estando a apenas 1,9 milhão de quilômetros daqui. Mesmo assim, a Terra não deverá ser atingida, acredita a Nasa.

Publicidade

Fotos: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.