Ciência

Cientistas pesquisam novo tratamento capaz de evitar que HIV se multiplique pelo corpo

por: Gabriela Alberti

Cientistas do Scripps Research Institute-Florida (TSRI) acabaram de fazer uma importante descoberta para pacientes que possuem o vírus HIV. Eles analisaram um novo medicamento que pode impedir que o vírus se multiplique no organismo.

De acordo com o estudo, publicado no Cell Reports, o remédio age no organismo do paciente e, ao impedir a multiplicação do vírus, faz com que os níveis não disparem depois de uma queda, prevenindo assim uma recuperação viral mesmo depois do tratamento ser interrompido.

“Ao combinar esse remédio com o coquetel de antirretrovirais, nosso estudo achou uma drástica redução na presença do vírus RNA”, explicou a professora Susana Valente, autora da pesquisa. Ainda de acordo com Susana, o remédio usado bloqueia a Tat, proteína que copia o DNA para RNA e é vital para o processo de replicação do vírus.

A descoberta foi chamada de “bloquear e travar”, uma vez que o medicamento reprime a doença e faz com que ela não ataque o organismo. “Nenhum outro antirretroviral usado nas clínicas atualmente é capaz de suprimir completamente a produção de vírus dentro de células infectadas”, finalizou a pesquisadora.

 

 

Publicidade

Imagens © Pixabay


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Brasil inicia, finalmente, vacinação contra covid-19; saiba seu lugar na fila