Debate

Colorado vai investir R$ 32 milhões de impostos da maconha para contratar novos professores

14 • 11 • 2017 às 08:53
Atualizada em 01 • 02 • 2018 às 10:25
Tuka Pereira
Tuka Pereira Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

No estado do Colorado, Estados Unidos, as autoridades estatais de educação estão compilando uma lista de ideias sobre a melhor forma de gastar 10 milhões de dólares (32,8 milhões de reais, aproximadamente) em receitas de tributação de maconha destinadas a reverter a falta de professores.

O dinheiro foi destinado a enfrentar os problemas de contratação e retenção de professores no estado pelo governador John Hickenlooper em seu orçamento proposto para 2018-19, divulgado no início deste mês.

Um relatório solicitado pelos legisladores será lançado em dezembro e deverá incluir um plano para estratégias que ajudem a atrair e reter os profissionais. Cerca de 3 mil empregos de ensino em todo o Colorado estão preenchidos e as áreas rurais estão sendo atingidas especialmente, disseram autoridades estaduais.

Alguns lugares de ensino em matemática, ciência e línguas estrangeiras estão vazios há anos.

Antecipamos um foco significativo nos desafios que as comunidades rurais enfrentam para atrair, reter e desenvolver os professores qualificados necessários para apoiar os resultados positivos dos alunos’, afirma a proposta de orçamento.

O Departamento de Educação do Colorado está trabalhando com a equipe do governador em ideias específicas para o potencial financiamento, disse a porta-voz do departamento de educação, Gladis Gee.

Muitas delas vieram de uma série de audiências públicas realizadas neste verão pelo departamento de educação e pelo Departamento de Educação Superior do Colorado em todo o Colorado.

Professores e administradores foram convidados a compartilhar suas opiniões sobre como acabar com a escassez. As sugestões incluíam aumentar os salários ou implementar um sistema salarial estatal, criando maneiras mais eficientes de licenciar professores e aumentando a disponibilidade para aulas e treinamento que possibilitem o avanço na carreira.

Os 10 milhões de dólares virão do Fundo de Dinheiro de Marijuana do Colorado, criado em 2014 por legisladores. A receita de imposto de vendas do estado cobrada nas vendas de maconha medicinal e de varejo de maconha é paga ao fundo, juntamente com 85% da receita de impostos sobre vendas especiais e qualquer receita de impostos especiais de consumo que exceda 40 milhões de dólares (131,4 milhões de reais) por ano.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness