Viagem

É possível mudar para o Canadá e se tornar cidadão canadense; saiba como

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

O Canadá vem atraindo cada vez mais interesse dos brasileiros. Com um sistema de saúde gratuito, altos índices qualidade de vida e um primeiro-ministro que realmente se importa com a diversidade, fica difícil encontrar motivos para não amar o país. Isso sem falar que eles estão prestes a legalizar a maconha – o que deve ocorrer já no próximo ano.

São tantos os benefícios que não daria para listar tudo aqui. A boa notícia é que brasileiros também podem se tornar cidadãos canadenses, mas é preciso um longo caminho até a obtenção dos documentos.

A primeira coisa a fazer é encontrar um meio de viver legalmente no país, seja com visto de estudos, trabalho ou residência. Quando já estiver no Canadá, você irá precisar de um cartão de residência permanente, conhecido por lá como “Maple Leaf Card”, que confere o direito a permanecer no país por tempo indeterminado. Essa é a parte mais difícil do processo e uma das maneiras mais simples de obter esse status é através do programa de trabalhadores qualificados.

Depois de conseguir sua residência permanente, será necessário morar no país ao menos três anos durante os últimos cinco anos prévios à sua candidatura. O tempo não precisa ser consecutivo, mas é necessário completar uma estadia de 1.095 dias (ou 3 anos) de permanência em território nacional. Para calcular este tempo, cada dia passado como um residente temporário conta apenas como meio dia, ok?

Neste link você encontra todos os documentos e procedimentos necessários para solicitar a cidadania. Não se esqueça que sua ficha criminal precisa estar limpa para entrar com a solicitação – não é difícil, basta seguir a lei.

Também é necessário comprovar conhecimentos básicos em inglês ou francês, as línguas oficiais do país. É possível apresentar certificados de proficiência ou passar por um teste realizado pelo governo canadense. Você também deverá fazer um teste de conhecimentos gerais sobre o país – o próprio governo disponibiliza todo o material necessário para estudar para a prova.

Após a solicitação, o retorno ao pedido pode levar até três anos. Portanto, a paciência é fundamental. Se seu pedido for aprovado, você receberá uma carta pelos correios informando sobre a data do seu juramento de cidadania. A partir daí, basta comparecer no local e hora indicados. Você receberá seu Certificado de Cidadania Canadense durante a cerimônia.

Talvez você até mesmo já seja um cidadão canadense e não saiba – o país oferece um questionário online para te ajudar a descobrir isso. Se não for o seu caso, veja aqui todos os requisitos para se candidatar à cidadania.

Publicidade Anuncie

Todas as fotos: Unsplash


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje escreve para o Hypeness e mantém um blog de viagens, o Quase Nômade, em que conta mais de suas experiências pelo mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bolsas de mestrado e doutorado para brasileiros na Nova Zelândia chegam a R$ 80 mil