Fotografia

Ele se embrenhou na selva para fotografar um leopardo como você nunca viu

28 • 11 • 2017 às 23:37
Atualizada em 16 • 03 • 2018 às 10:06
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Enquanto a fofura é a palavra de ordem quando fotografamos gatinhos, quando se trata de registrar alguns de seus parentes “maiores”, como os leopardos, o que se procura costuma ser a elegância, a beleza, a velocidade, tudo isso devidamente temperado por uma forte dose, subentendida ou expressa, de agressividade, força, temor e medo. O que o fotógrafo inglês George Turner procurou quando se embrenhou pelas florestas da Tanzânia atrás de um leopardo foi justamente registrar um outro lado do animal.

George procurou o leopardo Ghost por meses pelas matas do Parque Nacional Ruaha, na Tanzânia. No fim, ele teria somente uma semana para conseguir registrar a foto específica com que sonhava – que justamente mostrasse um lado mais doce e tranquilo do animal. Desde sempre, os guias lhe avisaram que Ghost era um leopardo especialmente ágil, perigoso e grande, mas nada disso intimidou George, que é um fotógrafo especializado em vida selvagem.

Depois de muito tempo, subitamente George avistou a imagem exata que sonhara: Ghost, ao fim de uma tarde, dormindo candidamente em cima de sua árvore preferida, em uma doçura proporcional ao seu tamanho. “Ghost parece tão calmo e sereno na imagem, e isso é exatamente como deveria ser e, na verdade, continua a ser”, disse o fotógrafo, que ainda pode observar o animal deitado por mais meia hora, como um privilegiado observador de uma das mais belas e poderosas forças da vida selvagem.

Basta ver algumas outras imagens do trabalho de George para saber que seu olhar é especial – e para reconhecer a beleza, a intensidade e a força da vida selvagem como um todo.

Publicidade

© fotos: George Turner


Canais Especiais Hypeness