Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Historicamente as companhias de cigarro sempre deram um jeito de esconder ou amenizar os terríveis males que o fumo provoca – ora, no passado, fingindo absurdamente que o cigarro fazia bem, ora simplesmente usando evasivas abstratas para comentar os efeitos que o tabagismo pode trazer aos usuários. A partir do próximo sábado, porém, nos EUA, as maiores empresas de tal ramo serão obrigadas a lançar anúncios dizendo com clareza e objetividade sobre o perigo e os efeitos de fumar.
Chamados de “declarações corretivas”, os anúncios – impostos por decisão da suprema corte – serão veiculados nos jornais e na TV, para tentar contornar as muitas décadas de negligência de tal indústria sobre o impacto na saúde e o quão viciante o cigarro é. Parte da punição é obrigar as empresas a veicularem e pagarem pelos anúncios. Os informes também virão nos sites das companhias e em breve nos próprios maços de cigarro.
Um anúncio online explicou em detalhes o conteúdo que as empresas terão de divulgar. “A corte federal ordenou que as empresas Altria, RJ Reynolds, Lorillard e Philip Morris USA façam esse anúncio sobre os efeitos sobre a saúde do tabagismo. Fumar mata, na média, 1200 americanos diariamente”, diz o anúncio, que concluiu de forma clara e direta. “Mais pessoas morrem todo ano pelo cigarro do que por assassinato, AIDS, suicídio, drogas, acidentes de carro e álcool juntos”.
A briga da corte americana com as grandes empresas de cigarro já dura 11 anos, quando as companhias primeiro perderam a causa, mas seguiram paralisando o processo disputando detalhes sobre os termos, o texto, as medidas e as imagens dos anúncios.
Se tal medida significará uma mudança real nos hábitos da população e no orçamento de tais empresas, isso só o futuro dirá. Obrigar as empresas – não só de cigarro, mas de alimentos, álcool e tantas outras drogas legais – a dizer a verdade deveria ser o mínimo para que se possa sequer começar tais debates.
Publicidade
A despesa total de todo o Poder Judiciário no ano passado custou R$ 90,8 bilhões aos cofres públicos, segundo a...
Beirute ainda se recupera do choque - físico e psicológico - provocado por duas explosões ocrridas na terça-fera...
Atlanta, capiral do estado da Georgia, nos Estados Unidos, foi palco da chacina de um grupo de mulheres asiáticas por...
Agosto é conhecido como o mês do desgosto pela quantidade de trágicos eventos históricos ocorridos nesse período...
O assunto 'depilação íntima' ganhou destaque nas redes sociais depois que o apresentador do ‘Cidade Alerta', na TV...
Para esta educadora seuxal, os pais devem pedir permissão aos bebês antes de trocar as fraldas. Deanne Carson enxerga...
Profundas escavações ao longo de uma década desencavaram na região de Israel sítio arqueológico que seria de uma...
Diminuir o consumo de carne é necessidade urgente para o futuro do meio-ambiente e do próprio planeta. Mas qual é o...
Conselheiro do Sport Club do Recife, Flávio Koury revoltou a torcida do clube ao fazer uma publicação criticando a...