Inovação

Estes contêineres produzem mais que fazendas inteiras consumindo 97% menos água

por: Vitor Paiva

Que cada comunidade, bairro ou mesmo edifício deveria investir em produzir uma parte ao menos dos próprios alimentos – não só em nome da saúde de seus moradores, mas também da economia que isso pode significar – é um fato.

Uma das dificuldades, porém, é o aumento do consumo de água que tal produção pode significar. Uma solução, no entanto, que vem se espalhando por todo os Estados Unidos, permite a produção de vegetais diversos, como folhas e frutas, consumindo 97% a menos de água do que uma plantação normal.

Tratam-se de contêineres que permitem a plantação hidropônica consumindo cerca de 20 galões de água por dia somente. Segundo o fundador da empresa Local Roots, responsável pela fabricação e instalação dos contêineres (com cerca de 12 metros de extensão) essa é a melhor e mais produtiva solução para plantação indoor que há no mercado – e o consumo de água não é a única vantagem.

Sem a necessidade de pesticidas ou qualquer outro veneno, os contêineres da Local Roots produzem no dobro da velocidade de uma fazenda normal – e isso graças ao uso de tecnologias não invasivas. Luzes de LED e sensores monitorando água, nutrientes e condições atmosféricas permitem que, nesse tempo recorde, essa plantação indoor o equivalente a uma fazenda de cerca de 15 mil metros.

Locais desertos, grandes cidades, até mesmo o espaço poderá utilizar a tecnologia de tais contêineres – os planos da empresa incluem parcerias para que astronautas plantem no espaço utilizando o processo. Da instalação à primeira colheita passam cerca de 4 semanas somente – mas os efeitos benéficos serão para a vida toda.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Outback vai dar chopp de graça na Black Friday