Ciência

Estudo aponta que comer chocolate todos os dias pode reduzir risco de doenças cardíacas

por: Redação Hypeness

Boa notícia para os chocólatras de plantão: um estudo europeu indica que o consumo diário do doce mais popular do planeta pode estar relacionado à redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.

A pesquisa foi publicada no Heart, um periódico científico especializado em estudos relacionados à cardiologia. Dados relacionados aos hábitos de consumo de chocolate de quase 21 mil britânicos foram analisados e cruzados com as informações sobre a saúde dos voluntários.

Entre o grupo que mais consome chocolate, 12% dos participantes desenvolveram alguma doença cardíaca durante o período analisado. Já entre aqueles que declaram não consumir a iguaria, o índice ficou em 17,4%.

Howard LeWine, especialista da Universidade de Harvard, pondera que esse tipo de estudo observacional não é capaz de comprovar relações de causa e efeito, mas sim de indicar correlações que precisam ser investigadas mais a fundo.

Ele cita ainda que o estudo indica que os não-chocólatras analisados tinham um peso médio maior, mais inflamações arteriais, mais casos de diabetes e faziam menos atividades físicas que os ávidos por chocolate.

Pesquisas anteriores indicavam que chocolates escuros podiam ter um efeito positivo sobre o sistema cardiovascular, mas esse estudo não faz distinção entre essa variedade e o chocolate ao leite.

Ainda assim, os cientistas, que não sabem o porquê de o chocolate parecer estar ligado a um número menor de doenças cardíacas, acreditam que os responsáveis podem ser os flavonóides, antioxidantes presentes nos grãos de cacau, e especialmente encontrados nos chocolates escuros, que também têm menos açúcar e gorduras saturadas.

Publicidade

Fotos: Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Júpiter colidiu com um planeta menor e o engoliu, aponta estudo