Debate

Funcionários enviam mensagens em etiquetas da Zara denunciando falta de pagamento

Redação Hypeness - 07/11/2017 | Atualizada em - 08/11/2017

Funcionários da fornecedora de Istambul da rede de fast fashion Zara resolveram denunciar os meses sem falta de pagamento diretamente para os clientes da loja.

As informações são da Associated Press. De acordo com a publicação, os trabalhadores escreveram mensagens nas etiquetas das roupas compradas falando sobre o problema. “Eu fiz este item que você está prestes a comprar, mas eu não fui pago por isso”, dizem elas.

As mensagens estão nas etiquetas da Zara. (Foto: Divulgação)

Na etiqueta, os funcionários informam que são contratados por uma empresa chamada Bravo, que teria fechado do dia para a noite, devendo três meses de salário.

O mundo fashion tem enfrentado denúncias do tipo nos últimos anos. Tudo começou com o desabamento do edifício Rana Plaza, em 2013, quando pelo menos mil pessoas morreram em Bangladesh, na Índia. No ano seguinte, as roupas da irlandesa Primark também traziam mensagens nas etiquetas com os dizeres: “fui forçado a trabalhar exaustivamente”.

(Foto: Divulgação)

Contra esses casos, o movimento Fashion Revolution nasceu em 2013 e foi criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois da tragédia no Rana Plaza. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, segundo seu site oficial.

No dia seguinte à repercussão da denúncia a Zara se manifestou em nota dizendo que: “A Inditex, proprietária da Zara, pagou todas as obrigações contratuais à fornecedora Bravo Tekstil e definiu com os afiliados locais da IndustriALL, Mango e Next a criação de um fundo especial para indenizar os trabalhadores afetados pelo desaparecimento fraudulento dos proprietários da Bravo. Os recursos cobrirão danos e inconvenientes causados ​​aos funcionários que estavam empregados no momento do fechamento súbito da fábrica em julho de 2016. O Grupo está comprometido em colaborar com todos os esforços para encontrar uma solução aos trabalhadores.”

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Casal morto vítima de vazamento de gás no Leblon tinha acabado de se conhecer