Debate

Gordofobia faz parte da rotina de 92% dos brasileiros, mas só 10% assume preconceito com obesos

14 • 11 • 2017 às 14:53
Atualizada em 14 • 11 • 2017 às 15:08
João Vieira
João Vieira Com seis anos de jornalismo, João Vieira acredita na profissão como uma ótima oportunidade de contar histórias. Entrou nessa brincadeira para dar visibilidade ao povo negro e qualquer outro que represente a democracia nos espaços de poder. Mas é importante ressaltar que tem paixão semelhante pela fofoca e entretenimento do mais baixo clero popular.

Uma pesquisa encomendada pela Skol Diálogos e realizada pelo Ibope em setembro indicou que a gordofobia é um fator presente na rotina de 92% dos brasileiros.

Apesar disso, apenas 10% daqueles que manifestaram algum tipo de preconceito contra obesos assumem o que são. Outros 8% também reconheceram possuir algum tipo de dificuldade em aceitar aspectos que fogem do padrão social.

A presença da gordofobia ainda é forte na sociedade. (Foto: Reprodução)

Os dados foram divulgados pela marca de cerveja, que constatou, ainda, que 89% dos entrevistados admitem que já falaram ou ouviram alguém dizer “ele(a) é bonito(a), mas é gordinho(a)”, que insinua que a condição física não combina com beleza.

Na mesma linha, o interesse pelo tema tem aumentado no mundo virtual. O Google registrou que as pesquisas pela palavra “gordofobia” cresceram 57% entre janeiro e setembro deste ano.

Curiosidade pelo tema tem aumentado. (Foto: Reprodução)

Só que o desconhecimento ainda é grande e alguns termos continuam sendo utilizados de forma negativa. De acordo com o estudo feito pelo Ibope, 62% dos entrevistados já ouviram a palavra “gordice” sendo aplicada de forma pejorativa, como na frase “gordo só faz gordice”.

No último sábado (11), a Skol lançou o quarto filme de sua campanha de verão assinado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, onde o tema central é a gordofobia. Nos outros, o machismo foi o foco.

Skol debate gordofobia em vídeo. (Foto: Reprodução)

“Todas as formas de preconceito afastam e queremos que as pessoas se juntem. A SKOL tem essa mensagem de unir as pessoas contra o preconceito , sempre com um comentário quadrado sendo arredondado do jeito SKOL, leve e bom humor”, afirmou Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da cervejaria, em texto enviado à imprensa.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=r9948JeNKjY” width=”900″]

 

Publicidade

Canais Especiais Hypeness