Ciência

Harvard relaciona pesticidas a redução da fertilidade em mulheres

por: Redação Hypeness

Nós amamos os alimentos orgânicos – e temos até algumas dicas para você comprar comida sem agrotóxicos. Agora, um estudo realizado em Harvard acaba de trazer mais um bom motivo para escolher alimentos livre de pesticidas. A pesquisa relaciona o uso de agrotóxicos à redução da fertilidade em mulheres.

Publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, o estudo aponta que mulheres que comeram 2,3 porções ou mais de vegetais com alto teor de pesticidas tiveram 18% menos probabilidade de engravidar do que aquelas que comeram menos de uma porção. Além disso, a chance de que estas mulheres tivessem um aborto espontâneo foi 26% maior.

Ao todo, 325 mulheres entre 18 e 45 anos participaram da pesquisa. As envolvidas estavam passando por um tratamento de infertilidade no Hospital Geral de Massachusetts (EUA). Além de analisar a saúde geral das mulheres, os cientistas também verificaram se os vegetais consumidos por elas eram expostos a níveis altos ou baixos de agrotóxicos. Para determinar a quantidade de pesticidas a qual os alimentos estavam expostos, os pesquisadores utilizaram relatórios do Programa de Dados de Pesticidas do Departamento de Agricultura dos EUA, que indicam a quantidade de agrotóxicos encontrada em diferentes alimentos.

Independente da quantidade de vegetais consumidos pelas mulheres, aquelas que comiam mais de duas porções de alimentos com alto índice de contaminação foram as que apresentaram os maiores problemas de fertilidade. Em contrapartida, mulheres que consumiam maiores quantidades de vegetais com baixo índice de pesticidas foram as que tiveram maiores probabilidades de gravidez e parto. Leia o estudo completo aqui.

É importante destacar que comer  menos vegetais não é a saída para evitar o consumo de pesticidas, já que eles também estão presentes em produtos de origem animal e até na água. Sempre que possível, o ideal é dar preferência ao consumo de alimentos orgânicos ou evitar a ingestão dos vegetais que são campeões em contaminação, como pimentão, morango e pepino.

Publicidade

Todas as fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Morte de médico brasileiro de 28 ano que participava dos testes da vacina de Oxford preocupa