Debate

Homens barbudos são mais machistas, aponta pesquisa

30 • 11 • 2017 às 08:58 Tuka Pereira
Tuka Pereira Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

De acordo com pesquisadores de três universidades da Austrália (Universidade de Tecnologia de Swinburne, Universidade de Queensland, Universidade de New South Wales, homens com atitudes relativamente mais sexistas seriam mais propensos a permitir que seus cabelos faciais crescessem do que os homens com atitudes menos sexistas.

O estudo, intitulado “A Associação Entre Atitudes Sexistas Masculinas e Pelos Faciais“, examinou as crenças de barbudos norte-americanos e indianos, assim como as de homens sem barba (para reduzir a probabilidade de que a ligação entre pelos faciais e sexismo fosse culturalmente específica), pedindo que eles respondessem um questionário.

A pesquisa continha afirmações como “Mulheres se ofendem muito facilmente” e “Quando uma mulher consegue que um homem se comprometa com ela, ela geralmente tenta colocá-lo numa coleira” para medir o que os pesquisadores chamaram de sexismo hostil.

O questionário também incluía itens para aferir o sexismo “benevolente” (“Mulheres devem ser cuidadas e protegidas pelos homens”). E, assim, eles descobriram que homens com pelos faciais pontuavam mais alto na escala do sexismo hostil do que aqueles totalmente barbeados.

Após o controle de variáveis demográficas, os barbudos foram muitos mais hostis ao sexo oposto do que que os sem barba.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Canais Especiais Hypeness