Fotografia

Imagens chocantes retratam descaso com refugiados deixados para morrer no mar

21 • 11 • 2017 às 14:04
Atualizada em 27 • 11 • 2017 às 10:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

ATENÇÃO: AS IMAGENS CONTIDAS NESSA MATÉRIA SÃO FORTES. 

Fotógrafos conseguiram captar o desespero de refugiados deixados para trás após o naufrágio de um inflável no Mar Mediterrâneo em território líbio, a 50 quilômetros da cidade de Trípoli, no dia 6 de novembro.

O barco da ONG alemã Sea-Watch foi o responsável pelo resgate, junto de uma embarcação do governo da Líbia. Segundo o que um porta-voz da ONG disse ao jornal Daily Mail, os líbios começaram a bater nos refugiados e ameaçá-los, isso tudo enquanto eles se afogavam.

Barco da Sea-Watch participou de operação. (Foto: Sea-Watch)

O fotógrafo Alessio Paduano estava presente e registrou imagens horríveis.

Refugiado se afoga no Mar Mediterrâneo. (Foto: Alessandro Alessio)

“Enquanto eu tirava essa foto, podia ouvir a respiração dele ser interrompida pela água. Eu ainda ouço o barulho da respiração dele na minha cabeça”, disse ela à BBC. Paduano ressaltou, porém, que o homem foi resgatado pela Sea-Watch.

A equipe da ONG alemã observou o barco do governo da Líbia começar a se mover em partida enquanto alguns refugiados, ainda pendurados nos cascos, despencavam no mar.

Barco da Líbia abandonou refugiados no mar. (Foto: Sea-Watch)

Um helicóptero italiano foi levado até o local para ajudar no salvamento, mas já era tarde demais. 50 pessoas morreram afogadas no Mediterrâneo, incluindo crianças.

Crianças morreram no local. (Foto: Sea-Watch)

(Foto: Sea-Watch)

(Foto: Sea-Watch)

Barco partiu e deixou refugiados para morrer. (Foto: Sea-Watch)

A Sea-Watch afirma que, caso o governo líbio permitisse que ela trabalhasse sozinha e em paz, todos teriam sido resgatados com vida. Em vídeos da operação, é possível ouvir soldados da Líbia batendo nas vítimas com cordas e vê-los empurrando resgatados do barco.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=_phI-f_yFXQ” width=”900″]

Publicidade

Canais Especiais Hypeness