Inspiração

Jovem negro expulso de show do Coldplay em SP vê banda em Porto Alegre graças a vaquinha feita por amigos

por: Redação Hypeness

Na semana passada, um show do Coldplay foi marcado por um episódio lamentável. A Polícia Militar de São Paulo, através de dois agentes, agrediu e expulsou o jovem Gabriel Vieira da plateia sem muitas justificativas.

Gabriel foi expulso e algemado pela polícia. (Foto: Facebook/Reprodução)

Segundo relato da advogada Helena Vasconcellos, sua amiga, Gabriel, que é negro, estava em pé no vão entre as cadeiras do setor superior do Allianz Parque, junto com outras dezenas de fãs, quando duas meninas brancas reclamaram que ele estava na frente delas. As duas também estavam em pé.

“As minas foram reclamar que ele (e elas) e todo mundo estava em pé no vão das escadas (como todo mundo faz nas cadeiras superiores porque tem superlotação), e chamaram a PM porque ele estava na frente delas, porém o tiro saiu pela culatra, pois a PM retirou todos das escadas. Quando a PM foi embora, todos voltaram, e pasme, só o negro foi preso. Começaram a puxar ele pelo braço pra sair, ele disse que não ia sair porque pagou o ingresso e Coldplay é a banda da vida dele”, contou Helena.

Em seguida, ela relata que os policiais ameaçaram plantar um flagrante de drogas na bolsa do jovem, que foi algemado. “O policial insistiu e daí virou o show de horror que temos gravado, documentado e noticiado. Os policiais chamaram ele de ‘neguinho de merda’, e insinuaram que plantariam drogas nas coisas dele se ele não baixasse a cabeça e pedisse desculpas. A alegação foi desacato a autoridade, porque ele ficou chateado de ser o único a ter que sair do show, e não queria sair, com toda razão!“, Helena.

Agora, a reação foi promovida por um grupo de amigos, comandados por Ana Rodrigues, que fizeram uma corrente para ajudar Gabriel a realizar o sonho de ver o Coldplay.

Ele foi levado até a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, através de uma rede de solidariedade que se formou para promover justiça. “Por meio do Iata Anderson Brandão Alves, piloto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, conseguimos emitir o bilhete de ida do Gabs pra POA. Foi um trabalho em equipe. O único voo disponível chegava às 22:46, então mais amigos entraram e conseguimos remarcar pro das 6:10 da manhã de hoje. Mas a passagem era de stand by, e todos os voos de Campinas pra POA estavam lotados. Foi então que entraram mais dois anjos na história: Mariana e Elisa, agentes do aeroporto de Viracopos. Ele foi reconhecido na fila, e os passageiros do voo já estavam planejando escondê-lo no bagageiro pra ele chegar, mas ele pegou. Pegou o último lugar, no voo das 9:30h pra POA. Entrou no avião e foi recebido com comemoração de todos os passageiros!”, contou Ana no Facebook.

O Gabriel conseguiu ver o Coldplay. (Foto: Facebook/Reprodução)

Além disso, ela agradeceu todas as pessoas que participaram da campanha que colheu fundos para a viagem de Gabriel. Só que a vaquinha ainda está aberta para devolver o dinheiro que foi conseguido por empréstimo. Quem quiser ajudar, é só clicar aqui.

O Coldplay se apresentou em Porto Alegre no fim de semana. (Foto: Twitter/Reprodução)

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Perfil no Insta mostra como mães e seus corpos pós-parto são fortes e maravilhosos