Diversidade

Leandra Leal posta foto rara com a filha e fala sobre racismo: “precisamos ouvir quem passa por isso”

22 • 11 • 2017 às 12:08
Atualizada em 27 • 11 • 2017 às 10:05
João Vieira
João Vieira Com seis anos de jornalismo, João Vieira acredita na profissão como uma ótima oportunidade de contar histórias. Entrou nessa brincadeira para dar visibilidade ao povo negro e qualquer outro que represente a democracia nos espaços de poder. Mas é importante ressaltar que tem paixão semelhante pela fofoca e entretenimento do mais baixo clero popular.


Leandra Leal aproveitou o Dia da Consciência Negra, lembrado no último dia 20, para publicar um emocionante depoimento sobre sua ótica ante o racismo após adotar Julia, uma menina negra de 3 anos.

Leandra Leal e a filha (à esq.) (Foto: Instagram/Reprodução)

Ela, que é casada com Alê Youssef, falou sobre como sua visão do mundo ganhou novas formas após se tornar mãe.

“Eu, que sempre me considerei politizada e consciente, caí na terra quando fui mãe. De alguma forma, a maternidade intensificou isso tudo. Acho que toda mãe passa por esse processo: tem medo desse mundo, tem dúvidas de como criar sua filha para ser forte e potente, capaz de autonomia e enfrentamento. Capaz de amar o outro como a si próprio. Ser mãe me fez uma pessoa muito mais conectada ao outro”, escreveu ela.

Leandra Leal e Alê Youssef. (Foto Instagram/Reprodução)

A atriz também mencionou o quanto tem a aprender sobre racismo com a filha por não senti-lo na pele.

“Mas eu, como branca, mãe de uma menina negra, abre-se um outro portal nesse Brasil de hoje. Eu me abri e me coloquei num lugar que, por mais que eu tivesse consciência da sua existência, eu não sentia. E pior, eu nunca vou sentir. Eu nunca vou poder de fato compartilhar o sentimento da minha filha ao sofrer preconceito. Eu vou me indignar junto, vou consolar, vou lutar junto, vou fazer de tudo para que ela tenha autoestima forte, mas essa experiência vai ser só dela. O que eu posso fazer é tornar essa luta minha também. É criá-la forte, como minha mãe me criou, é dar autoestima, consciência, liberdade e amor”, disse.

No final do lindo depoimento, Leandra destacou como tem sido maravilhoso para ela a experiência de ser mãe.

“Eu, como mãe da Julia, agradeço infinitamente a oportunidade de ser sua mãe e me comprometo a estar do seu lado nessa luta, minha filha. Para todo o sempre”.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness