Ciência

Mais de 15 mil cientistas assinam manifesto para salvarem a humanidade

por: Redação Hypeness

Mais de 15 mil cientistas do mundo todo reunirem-se na assinatura de um artigo que pode ser visto como uma denuncia e, ao mesmo tempo, um pedido de socorro, em nome daquilo que todos sabemos, mas muitos gostam de relativizar ou negar: o futuro da humanidade corre riscos seríssimos. As mudanças climáticas, a deflorestação, somado ao crescimento populacional, à falta de acesso à água e alimentos colocam o bem estar e a saúde humana em estado crítico e emergencial.

 

Intitulado “World Scientists’ Warning to Humanity: A Second Notice” (Alerta dos Cientistas do Mundo à Humanidade: Um Segundo Aviso) foi assinado por 15.372 cientistas no total, abrangendo disciplinas diversas entre os signatários. Estima-se que esse seja o artigo com mais assinaturas e adesões de toda a literatura científica. Trata-se de uma releitura ampliada de um primeiro artigo/aviso com o mesmo título, criado em 1992 e assinado então por 1700 cientistas, que completa 25 anos esse mês.

A necessidade de reescrever o alarme de 25 anos atrás se dá não só para sabermos em que ponto estamos hoje, mas também para denunciar aspectos que pioraram sensivelmente de lá para cá, como a emissão de dióxido de carbono e a temperatura no planeta. Dentre os dados levantados pelo artigo, sobre as variações desse último quarto de século, estão a redução em 26% do acesso à água potável per capita no mundo, a perda de 300 milhões de acres de floresta e a deterioração em quase 75% dos oceanos.

 

Se em 1992 o aquecimento global ainda não era tópico tão urgente, hoje o novo documento sublinha em especial o mal, suas causas e efeitos – e, com isso, a necessidade urgente de redução da emissão de gás carbônico. O artigo oferece diversos meios para se alcançar uma melhora real e uma transformação total a fim de alterar o apocalíptico quadro.

Negar o que diz toda a comunidade, por mais alarmante e difícil que tal aviso pode ser, é simplesmente negar a verdade. Em 1992 a imprensa ignorou o primeiro aviso; dependendo de como nos comportarmos agora, o segundo aviso pode ser também o último.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
80% dos adolescentes do mundo são sedentários, aponta estudo