Futuro

No futuro, carro voador é passado: Como é dirigir com um verdadeiro co-piloto inteligente

por: Camila Garófalo

Muita gente acreditou que em 2017 alguns carros já poderiam voar. Quem nunca assistiu o cartoon “Os Jetson” e se viu ali em veículos voadores e cidades suspensas? Blade Runner, lá nos anos 1980, também via o futuro – também conhecido como os dias de hoje – de forma parecida. O que o cinema e os desenhos infantis deixaram passar é que o verdadeiro futuro é digital e conectado. E isso é mais mágico do que voar.

Essa foi a sensação que tive depois de usar por uma semana o novo EcoSport e conhecer profundamente a interface SYNC®3. Estamos falando de uma central multimídia com tela de 8 polegadas, que fica em destaque no painel, bem ao alcance do motorista.  Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, a interface SYNC®3 se comunica com as duas entradas USB no console (ambas com 2 amperes) e funciona com comandos de voz. É praticamente é uma Scarlett Johansson do filme Her, este mais realista com o “futuro”, né?

Caso o smartphone seja com sistema Android Auto, a central multimídia SYNC®3 consegue projetar os aplicativos de navegação na tela. Sim! No Novo EcoSport, ele pode ser controlado tanto pelo sistema aprimorado de comandos de voz do SYNC®3 como por toques na tela. A ideia é manter o motorista conectado, mas com toda segurança e as duas mãos bem presas ao volante.

Outros recursos que o SYNC®3 oferece, pareado a um smartphone, são o AppLink para acesso a aplicativos e a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

Faça chamadas, ouça ao correio de voz, escute e responda às mensagens de texto e acesse suas músicas favoritas e listas de reprodução. Pra melhorar só mesmo o ar-condicionado Automático e Digital com 7 controles de temperatura. Se não estamos no futuro estamos onde?

Mais tecnológico do que voar, o novo EcoSport está equipado com o Sistema de Acesso Inteligente e Partida sem Chave. Também conta com sensores que identificam a aproximação do portador da chave, permitindo o destravamento e travamento das portas do motorista e passageiro ao toque na maçaneta.

E ainda: por meio de sensores localizados no interior do veículo, o sistema identifica a presença da chave, possibilitando a partida do motor com um toque de botão. Fora isso: os limpadores de parabrisa funcionam automaticamente assim que detectam as primeiras gotas no vidro e ainda o Sensor de Chuva que regula a velocidade dos limpadores de acordo com a intensidade da chuva.

Sim, o futuro chegou e junto com ele uma nova forma de pensar o que é futuro. Graças à tecnologia, é possível dizer que um sistema desses, capaz de ajudar o motorista a conduzir com segurança, não é ficção científica. É realidade.

 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Camila Garófalo
Camila Garófalo é cantora, compositora e publicitária. Produz sua própria carreira e escreve sempre que sente vontade. Tem um único vício: comunicar-se.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Privacidade Hackeada’ mostra que termos e condições da democracia viraram um jogo