Design

‘O avanço do Alzheimer por meio dos crochês da minha mãe’. Filha registra efeitos da doença

30 • 11 • 2017 às 09:04 Tuka Pereira
Tuka Pereira Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

O Mal de Alzheimer é uma doença terrível com efeitos devastadores, mas para alguém que nunca a testemunhou, pode ser difícil imaginar exemplos concretos de como isso pode mudar uma pessoa.

Uma usuária do Reddit, de 34 anos, moradora de Camden, Nova Jersey, publicou uma foto que ilustra a batalha de sua própria mãe contra a doença e a imagem é algo bastante doloroso de se olhar.

Tirei esta foto quando encontrei o saco de tudo que ela tinha tricotado depois de ter ficado doente. Desde que foi capaz de fazer isso e que eu soube que sua habilidade estava se esvaindo, esta foi a primeira vez que eu olhei para tudo isso junto. Compilei todos os crochês de uma forma capaz de mostrar a progressão da doença e tirei a foto“, escreveu.

Usando 14 quadrados de crochê feitos durante os 2 anos que seguiram seu diagnóstico, a mulher mostra a lenta progressão da condição de sua mãe – e como sua habilidade vai desaparecendo à medida que a doença avança.

“… Ela fez quadrados por um tempo, depois os círculos, depois os pequenos pedaços de crochê, até chegar ao ponto em que ela apenas carregava as agulhas e o fio na bolsa”, escreveu no Reddit. “Já Faz alguns anos desde que ela conseguiu falar pela última vez e vários desde que conseguiu identificar quem eu sou”.

Outros usuários a cercaram de apoio nos comentários e, de acordo com suas respostas, sua mãe agora tem 66 anos, o que significa que há 12 anos ela convive com a doença.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Canais Especiais Hypeness