Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um professor que dava aula na Escola de Educação Física e Esporte da USP revoltou os alunos e internautas na semana passada. Isso porque, em um slide, o educador afirmou que distúrbios na tireoide podem causar “homossexualismo, masculinização das mulheres e desvirilização dos homens”.
A afirmação foi feita durante uma apresentação na última quarta-feira (25) pelo professor Antonio Carlos Simões, que ministra a disciplina “Dimensões psicológicas da Educação Física e do Esporte”.
Uma foto foi feita por uma aluna e circulou nas redes sociais, gerando polêmica. O jornal Folha de S. Paulo foi atrás de Simões, que é ex-técnico da seleção brasileira masculina de handebol, e ele afirmou que tudo se trata de um mal entendido, mas não quis dar explicações sobre a aula.
Professor relacionou tireoide a “homossexualismo”. (Foto: Facebook/Reprodução)
Ele também disse que as referências para sua afirmação estão em artigos e “um vídeo que foi passado na Globo”, o qual não soube dizer quando foi ao ar.
A direção da Escola de Educação Física divulgou nota dizendo estar “empenhada em contribuir para a educação, direitos humanos, democracia e preservação dos direitos à diversidade”. Uma decisão, porém, só deve ser tomada a partir desta segunda-feira (6), quando o Núcleo dos Direitos Humanos conversará com o professor.
Endocrinologistas entrevistados pelo jornal confirmaram que não há qualquer relação entre tireoide e orientação sexual.
Homossexualidade deixou de ser considerada doença há 27 anos. (Foto: Tumblr/Reprodução)
Considerar homossexualidade um distúrbio ou doença de qualquer grau é proibido pela Organização Mundial da Saúde desde 1990, quando ela passou a ser considerada como questão de orientação sexual que, por equívoco, foi por anos classificada como distúrbio mental.
O termo “homossexualismo” também é considerado socialmente incorreto pelo comunidade LGBT, uma vez que prefixo “ismo” remete justamente a um tipo de doença.
Abaixo, reproduzimos o que dizia o slide:
“A Tireoide
Dos distúrbios da tireoide podem resultar, além de outros, distrofias genitais, homossexualismo, masculinização das mulheres, desvirilização dos homens, deficiências suprarrenais, tendências a fadiga e incapacidade de suportar estados de tensão (estresse).
Importante – avaliar o quanto o perfeito ou imperfeito funcionamento da tireoide influi na eficacidade de praticamente todos os tipos de atividades”.
Publicidade
A atriz global, produtora, cantora e dubladora Christina Rodrigues morreu vítima de covid-19 nessa quinta-feira (17)....
A Cracolândia é tão parte da paisagem e história de São Paulo quanto o Masp ou o Theatro Municipal. A área no...
O apresentador Stanley Gusman morreu aos 49 anos, neste domingo (10), por complicações da covid-19. À frente de um...
Um desastre com as dimensões do provocado pela Vale em Brumadinho não dá a percepção exata das histórias das...
Alice Felis, a modelo trans agredida dentro de sua própria casa, irá passar por uma cirurgia de reconstrução...
Programas de transferência de renda possuem um significado muito maior do que apenas 'oferecer' uma quantia mínima de...
Ontem, um avião com três pessoas caiu em alto mar entre Paraty (RJ) e Ubatuba (SP). A mãe do copiloto da aeronave...
O ciclone bomba que atinge o Centro-Sul do Brasil provocou a morte de pelo menos 10 pessoas e estragos em estados como...
A Páscoa se aproxima e com ela as novidades que vão deixando as pessoas loucas também. Este ano tem de tudo,...