Inspiração

Projeto inspirador leva curso de gastronomia sustentável a Curitiba

por: Redação Hypeness

Quando estão procurando um novo emprego, muitas pessoas sentem falta de algo que as motive para seguir em frente. Às vezes, é preciso apenas um pequeno estímulo para desencadear a mudança e possibilitar que essas pessoas voltem ao mercado de trabalho. No caso deste grupo de moradores da Cidade Industrial de Curitiba, o apoio veio na forma de qualificação profissional.

Vinte moradores da região foram capacitados para trabalhar com gastronomia de forma sustentável, com foco no aproveitamento total dos alimentos. Eles foram selecionados pelo programa “Gastronomia Sustentável”, um projeto social global da Electrolux, cujo piloto acontece aqui no Brasil.

Durante 10 semanas, os estudantes, selecionados pela Fundação de Ação Social de Curitiba (pertencente à Prefeitura de Curitiba), aprenderam sobre higiene, comidas saudáveis, sustentabilidade e empreendedorismo. Ao longo do curso, eles tiveram a oportunidade de desenvolver técnicas de gastronomia, como padaria, confeitaria e cozinha fria.

Os estudantes também receberam instruções sobre como montar um currículo e como se portar em entrevistas em aulas ministradas voluntariamente por funcionários da empresa. O objetivo dessa iniciativa social da Electrolux é que os participantes possam sair do curso mais capacitados e prontos para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Os selecionados atuam também como multiplicadores de práticas mais sustentáveis na cozinha, passando os conhecimentos adquiridos para familiares, amigos e vizinhos. Com isso, a empresa estima que mais de 800 pessoas já tenham sido impactadas pelo conteúdo. “Queremos empoderar essas pessoas e ajudar a fazer a diferença em seu futuro”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Electrolux para América Latina, Valmir Buscarioli.

O projeto piloto implantado em Curitiba faz parte do compromisso global de sustentabilidade e do novo propósito da empresa, de transformar a vida para o melhor. A chef Morena Leite é embaixadora do projeto. O papel dela é apoiar a causa através do seu conhecimento em gastronomia e envolvimento em projetos sociais, como o Instituto Capim Santo, que já capacitou 500 estudantes em seis anos de atuação. Junto com a Electrolux, a chef quer levar este projeto de transformação social e a conscientização sobre aproveitamento de alimentos para os fóruns e discussões sobre sustentabilidade ao redor do mundo.

Com aulas ministradas por 11 chefs de gastronomia voluntários de Curitiba, o Gastronomia Sustentável contou com o apoio de diversos parceiros estratégicos, como a AIESEC, a Fundação de Ação Social (FAS), a Sodexo On-Site, o Instituto Stop Hunger e a World Chefs.

Os alunos da primeira turma do projeto participaram de um evento de formatura na última segunda-feira, 13 de novembro. Eles receberam um certificado de formação no curso, comprovando a capacitação para trabalhar na área da gastronomia.

Mais duas turmas serão implantadas até a metade de 2018, capacitando mais de 60 pessoas. Espera-se ainda que o projeto seja levado a outras cidades do Brasil e diferentes regiões da América Latina.

Publicidade

Todas as fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Noivo faz surpresa e leva Mickey para entregar aliança em casamento; veja vídeo