Futuro

Qual é o profissional você vai precisar ser para ter emprego em 2030?

por: Redação Hypeness

Prever realmente como o futuro será é tarefa tão inútil quanto impossível. Certo, porém, é afirmar que as coisas ultimamente parecem se transformar em velocidade recorde, e aquilo que hoje é algo estabelecido amanhã pode se tornar símbolo de um passado anacrônico e ultrapassado.

Com tantas transformações acontecendo e por acontecer no campo do trabalho, certamente o que se espera de um bom profissional no futuro será bastante diferente daquilo que, de modo geral, esperamos hoje.

Foi isso que a fundação inglesa Nesta, especializada em inovações, e a Universidade de Oxford se propuseram, em um novo relatório, a mensurar: quais serão as habilidades exigidas para melhor concorrer no mercado de trabalho em 2030.

Para começar a medir, primeiro os pesquisadores estabeleceram profissões fadadas a se tornarem automatizadas, e outras que crescerão com o advento da inteligência artificial e da robótica. A pesquisa se chama The Future of Skills: employment in 2030 (algo como O futuro das habilidades: emprego em 2030).

Diante das profissões que parecem ter seu futuro garantido, a pesquisa procurou encontrar as características que, diante da concorrência tecnológica, são capazes de fazer a diferença. E assim chegaram às 5 habilidades mais importantes para o futuro de um profissional: capacidade de julgamento e tomada de decisão, fluência de ideias, habilidade de aprendizado, estratégias de aprendizado e originalidade.

Fazer escolhas, ter muitas ideias, capacidade de aprender coisas diversas – e a aplicação de tais aprendizados na vida, e saber desenvolver soluções e sugestões não usuais e espertas farão, portanto, a diferença no mercado por vir. São, de fato, elementos da capacidade humana que robôs não são – ainda – capazes de reproduzir.

Publicidade

© fotos: divulgação/Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bill Gates previu pandemia do novo coronavírus; veja vídeo em português