Ciência

Stephen Hawking: Por ‘culpa’ da humanidade, Terra vai virar bola de fogo em 600 anos

por: Vitor Paiva

Diariamente vemos teorias anunciando o fim do mundo pipocando pela internet. Quando o apocalipse vem da boca do maior físico e cosmólogo vivo, e um dos mais importantes cientistas de todos os tempos, a coisa muda de figura, e talvez seja melhor começarmos a nos preparar.

É o que anunciou recentemente Stephen Hawking, em uma conferência: é melhor prepararmos as malas das futuras gerações, pois o planeta Terra nos próximos 600 anos irá se transformar em uma bola de fogo.

 

A solução será, segundo Hawking, botar o pé na estrada – ou melhor, no espaço.

A população terá de fugir para outro lugar no universo – a sugestão de Hawking é Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo de nós – a uma distância singela de “somente” 4,37 anos-luz. O físico, que ocupa hoje o posto na Universidade de Cambridge que um dia foi de Isaac Newton, convocou com urgência que investidores comecem a investir em projetos que viabilizem esse tipo de viagem ao sistema estelar vizinho.

 

O motivo apresentado por Hawking é simples e direto: quem vai acabar com o planeta, como não poderia deixar de ser, é o próprio ser humano.

O crescimento populacional e a incessante demanda por combustível e energia é que irá transformar a Terra em uma bola de fogo. O mais assombroso é que, na perspectiva do planeta, 600 anos é amanhã.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas descobrem que vacas pintadas com listras são menos picadas por moscas