Sustentabilidade

Supermercados dão descontos de até 30% na compra de frutas e legumes ‘feios’

por: Joao Rabay

Nada mais comum quando vamos comprar frutas, legumes ou verduras do que manusear os alimentos à procura daqueles mais bonitões para levar para casa, né? A gente não costuma pensar sobre isso, mas essa prática acaba contribuindo para o desperdício de comida.

Muitos alimentos saudáveis, mas não tão bonitos, acabam sendo jogados no lixo, ou porque ninguém quis compra-los antes de estragarem, ou porque os próprios produtores sabem que os revendedores não terão interesse em adquiri-los.

Foto: Fruta Imperfeita

Para tentar deixar os alimentos ‘feios’ mais atraentes e evitar o desperdício, algumas redes de supermercados que atuam no Brasil estão oferecendo descontos de até 30% em itens considerados ‘imperfeitos’.

É o caso do Extra, que abate até 20% do valor de hortifrútis como limões, laranjas, pimentões, chuchus, batatas, abobrinhas e tomates considerados fora do padrão de qualidade baseado na aparência, mas tão gostosos e nutritivos como os outros.

Foto: Divulgação/Carrefour

Já o Carrefour acaba de seguir a tendência, com um projeto piloto batizado de Únicos. Duas lojas da rede em São Paulo, nos bairros de Pinheiros e José Bonifácio, oferecem, às sextas-feiras, produtos com até 30% de desconto: abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate.

A ideia de comercializar alimentos ‘imperfeitos’ parece ter surgido na década de 90, mas ganhou força nos últimos anos graças à internet.

O projeto português Fruta Feia ganhou fama mundial ao unir produtores e consumidores, já tendo evitado o desperdício de mais de 700 toneladas de alimentos.

Foto: Fruta Imperfeita

Em São Paulo, o Fruta Imperfeita faz algo parecido, levando semanalmente frutas e/ou legumes ‘feios’ até os clientes que assinam os diferentes pacotes oferecidos pela empresa – no primeiro ano de funcionamento, foram 120 toneladas de alimentos salvos do lixo.

Publicidade


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasileira descobre propriedade no eucalipto que pode substituir agrotóxicos