Ciência

Tubarão pré-histórico é encontrado em Portugal

14 • 11 • 2017 às 05:00 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

As águas de Algarve, no sul de Portugal, mantinham até hoje um habitante inusitado. O Chlamydoselachus anguineus, também chamado de tubarão-enguia ou tubarão-cobra, é uma espécie pré-histórica de tubarão pouco conhecida, mas que acaba de dar as caras em mares lusitanos.

Foto: Marian Torres

Capturado em agosto por uma rede de pesca, o animal tem 300 dentes finos e afiados. Sua descoberta foi anunciada apenas recentemente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os tubarões-enguia são considerados como verdadeiros “fósseis vivos“.

Foto: Citron/CC-BY-SA-3.0

Por viverem muitos metros abaixo da superfície, pouco se sabe ainda sobre a espécie. Não há dados sobre a quantidade de indivíduos existentes ou sua possibilidade de extinção. O animal encontrado em Portugal foi capturado a 700 metros de profundidade e retirado do mar já morto.

Foto: Citron/CC-BY-SA-3.0

De acordo com depoimento de Margarida Castro, professora e pesquisadora do Centro de Ciências Marinhas da Universidade de Algarve, à BBC, a espécie é a única sobrevivente de uma família quase extinta de tubarões. Os especialistas acreditam que o animal tenha surgido no período jurássico tardio, há dezenas de milhares de anos.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness