Design

Uma nova cor acaba de ser descoberta; e ela é linda

por: Redação Hypeness

Lembra quando nós comentamos aqui sobre como a maneira que vemos as cores pode ser influenciada pela língua que falamos? Pois é, cada idioma tem suas próprias definições de cores – e muitos deles não têm uma palavra para indicar o azul.

Essas pessoas precisam conversar urgentemente com os cientistas da Oregon State University. Os pesquisadores descobriram em 2009 um novo tom de azul; o Azul YInMn. A cor foi reconhecida em 2015 pelo The Shepherd Color Company, que tem trabalhado para obter as regulamentações necessárias para viabilizar o uso comercial do YInMn.

A tonalidade foi descoberta por acidente, enquanto os cientistas misturavam dióxido de manganês com outros químicos e os aqueceram a mais de 1.000ºC. Com isso, nascia a nova coloração, um pigmento azul brilhante tão durável e estável que não desvanece mesmo quando misturado com água ou óleo, segundo comunicado divulgado pela universidade.

De acordo com os pesquisadores, o pigmento poderá ter uma variedade de usos comerciais. Ao ser usado para pintar construções, por exemplo, ele poderia ser usado para refletir a luz infravermelha, mantendo os ambientes mais frescos. Futuramente, espera-se que a nova cor seja usada em diversos revestimentos e plásticos.

Publicidade

Fotos: Universidade de Oregon The Shepherd Color Company


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
LEGO impressiona com lançamento de Coliseu com mais de 9 mil peças