Arte

Após 35 anos de proibição, Arábia Saudita permite reabertura de cinemas no país

por: Redação Hypeness

A Arábia Saudita anunciou que planeja dar permissão para que os cinemas do reino conservador voltem a funcionar após 35 anos de proibição.

Residentes da penísula arábica, que classificaram a novidade como “uma notícia espetacular”, terão a chance de assistir um filme e comer pipoca em uma sala pública logo no começo de 2018, segundo previsões locais.

Sauditas terão chance de comer uma pipoca e assistir filmes em público

O governo saudita prevê que a reabertura resulte em um lucro de 90 bilhões de riais sauditas (cerca de 79 bilhões de reais), além de criar aproximadamente 30 mil empregos até 2030. O plano também possui como objetivo a construção de 300 cinemas e 200 salas até o mesmo ano.

O rei Mohammed bin Salman quer que a decisão crie uma nova visão comercial no país. O primeiro cinema deve ser inaugurado em março de 2018.

O rei Mohammed bin Salman

Cinemas foram proibidos na Arábia Saudita na década de 1980, quando o país enfrentou uma forte onda de conservadorismo.

Segundo a Associated Press, ainda não é claro se a Arábia Saudita receberá os filmes de Hollywood e Bollywood, as duas maiores indústrias de cinema do mundo.

O rei Mohammed foi o mesmo que autorizou mulheres a obterem licença para dirigir no país. A Arábia Saudita era a única nação do mundo onde tal proibição ainda existia.

Publicidade

Fotos: foto 1: Pixabay; foto 2: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Fabiana Cozza, Chico César e Tássia Reis nas lives da semana