Debate

Após Portugal, agora Noruega também descriminaliza uso de qualquer tipo de droga

por: Redação Hypeness

Não é impreciso dizer que para o imenso problema que é a questão das drogas na maioria dos países do mundo, o caminho para ao menos começar a enfrenta-lo de frente e com resultados eficientes já existe e, depois de Portugal e tantos outros, a Noruega é agora o mais recente país a tomar tal direção.

No lugar de desviar-se do que realmente importa e funciona em tal tema, e se deixar levar por temas como religião e interesses políticos, o país resolveu assumir as drogas como um problema estritamente de saúde, e trocando a prisão pelo tratamento para os usuários.

Em fevereiro de 2016 o parlamento norueguês já havia decidido oferecer aos usuários detidos e condenado a opção de irem a tratamento ao invés de serem presos. Agora, quase dois anos depois, a decisão se expande e se confirma ainda mais, e o país votou a favor da descriminalização de todas as drogas – incluindo maconha, cocaína e heroína, e passando a ter como intermediário de quem comete infrações em tal tema somente o tratamento, e não mais a prisão.

Acima, o parlamento norueguês; abaixo, manifestante contra a guerra às drogas

Em Portugal, que tomou o mesmo caminho em 2001, o número de mortes causados pelo uso de drogas caiu em 85%. A lei na Noruega não prevê ainda a legalização, mas sim tirar o uso de drogas da categoria de crime, e oferecendo ao usuário, portanto (condição determinada pela quantidade de droga em posse), a ajuda médica e não a punição policial. O caminho, como qualquer previsão honesta já sabe, é mesmo esse: tornar as drogas um problema de saúde, e não um problema social. Só não se coloca nesse caminho, e muda uma guerra vã para uma luta real, quem não quer.

Publicidade

© fotos: divulgação/Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Doença ligada a uso de cigarros eletrônicos se espalha nos EUA e preocupa médicos