Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não é impreciso dizer que para o imenso problema que é a questão das drogas na maioria dos países do mundo, o caminho para ao menos começar a enfrenta-lo de frente e com resultados eficientes já existe e, depois de Portugal e tantos outros, a Noruega é agora o mais recente país a tomar tal direção.
No lugar de desviar-se do que realmente importa e funciona em tal tema, e se deixar levar por temas como religião e interesses políticos, o país resolveu assumir as drogas como um problema estritamente de saúde, e trocando a prisão pelo tratamento para os usuários.
Em fevereiro de 2016 o parlamento norueguês já havia decidido oferecer aos usuários detidos e condenado a opção de irem a tratamento ao invés de serem presos. Agora, quase dois anos depois, a decisão se expande e se confirma ainda mais, e o país votou a favor da descriminalização de todas as drogas – incluindo maconha, cocaína e heroína, e passando a ter como intermediário de quem comete infrações em tal tema somente o tratamento, e não mais a prisão.
Acima, o parlamento norueguês; abaixo, manifestante contra a guerra às drogas
Em Portugal, que tomou o mesmo caminho em 2001, o número de mortes causados pelo uso de drogas caiu em 85%. A lei na Noruega não prevê ainda a legalização, mas sim tirar o uso de drogas da categoria de crime, e oferecendo ao usuário, portanto (condição determinada pela quantidade de droga em posse), a ajuda médica e não a punição policial. O caminho, como qualquer previsão honesta já sabe, é mesmo esse: tornar as drogas um problema de saúde, e não um problema social. Só não se coloca nesse caminho, e muda uma guerra vã para uma luta real, quem não quer.
Publicidade
As redes sociais foram tomadas pela campanha #EleNão, que reúne pessoas contrárias ao presidenciável Jair Bolsonaro...
Uma reportagem da Folha de São Paulo apontou que diversas mães solteiras que fizeram o pedido do Auxílio...
Maisa Silva já se engajou no 'BBB 21'. A atriz de 18 anos entrou em rota de conflito com o cantor sertanejo Rodolffo...
Diego Henrique da Silva Alves, 25, cumpre pena na Penitenciária de Formiga (MG) e acaba de receber da direção do...
Maxinne Bjork é uma naturista. A sueca compartilhou em sua conta no Instagram uma foto em que aparece nua e coberta...
Depois de Glória Maria, o “Conversa com Bial”, que voltou com um formato de entrevistas online por conta da...
Após ter tido prisão decretada por não pagar pensão alimentícia para duas de suas filhas, o ator André Gonçalves...
Um abaixo assinado está sendo movido contra a empresa OPI. A marca de cosmética mantém um esmalte chamado 'Me beije,...
Um projeto de lei que entrou em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prevê que mulheres...