Ciência

Comer um pouco de queijo todos os dias faz bem à saúde, diz estudo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Os queijos, especialmente os amarelos, contêm uma quantidade muito grande de gordura saturada o que costuma aumentar o colesterol e as chances de desenvolver doenças cardíacas. É um dos poucos motivos para se comer menos dessas delícias, certo?

Pois um grande estudo publicado no European Journal of Nutrition parece indicar algo diferente do que se acreditava: aparentemente, a presença de nutrientes bons para a saúde, como cálcio, proteínas e probióticos, pode superar os malefícios e acabar tornando o consumo diário benéfico.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores de universidades da China e da Holanda trabalharam em conjunto para analisar informações de bancos de dados e estudos europeus sobre hábitos de alimentação e histórico de saúde de consumidores normais.

Eles determinaram que quem come pequenas quantidades de queijo todos os dias tem 14% menos chance de desenvolver doenças cardíacas e 10% menos chance de ter um AVC na comparação com quem nunca consome o laticínio.

Mas isso não quer dizer que está valendo devorar os queijos: a pesquisa aponta ainda que quem consome quantidades muito grandes com frequência diária tem chances maiores de enfrentar os problemas de saúde na comparação tanto com quem come pouco como com quem não come nada.

A quantidade que parece ser a mais recomendada é de 40 gramas por dia, um pedaço mais ou menos do tamanho de uma caixinha de fósforo. Não custa lembrar que esse tipo de pesquisa não necessariamente determina relações de causa e efeito, e que outros fatores podem influenciar na condição de saúde de cada pessoa analisada.

Publicidade

Fotos © Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inteligência artificial da Adobe consegue descobrir Photoshop em imagens