Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O prefeito de São Paulo, João Doria, foi centro de uma polêmica nesta semana envolvendo os artistas Marisa Monte e Arnaldo Antunes, integrantes do Tribalistas.
Tudo começou quando o político, em agosto, publicou um vídeo em suas redes sociais divulgando a inauguração de uma obra da Prefeitura no Parque do Ibirapuera. Na trilha, Doria utilizou a canção Ainda Bem, interpretada por Marisa e de composição de Arnaldo.
Só que a atitude do prefeito paulistano é considerada ilegal, uma vez que ele não pediu autorização para utilizar a obra em vídeo promocional, algo que provocou reclamações por parte da equipe de Marisa.
Através das redes sociais, a cantora se posicionou afirmando ter pedido algumas vezes a retirada do vídeo, solicitação que não teria sido atendida até aquele momento, noite de quarta-feira (29).
“Nos sentimos ultrajados e lesados em nosso direito patrimonial e moral, uma vez que, além de não termos sido sequer consultados, nunca permitimos o uso de nenhuma de nossas canções para fins políticos. Queremos deixar claro que a nossa motivação jamais foi financeira, e sim educativa. Enquanto autores e artistas, esperamos respeito à Lei de Direitos Autorais”, diz um trecho da nota.
Agora, João Doria removeu o vídeo e acusou os advogados de Marisa e Arnaldo de cobrarem um valor de 300 mil reais para a utilização da música. Além disso, ele segue negando que houve qualquer utilização indevida da obra.
Ouvidos pelo BuzzFeed News, os advogados negaram que a quantia tivesse sido solicitada.
Claudio Correa, que iniciou a negociação, afirmou ter apenas enviado uma notificação extrajudicial pedindo a retirada do conteúdo. O documento foi enviado no dia 4 de setembro.
A canção Ainda Bem é interpretada por Marisa e composta por Arnaldo
Já Caio Mariano confirma ter falado de valores em suas tratativas, mas nega a quantia revelada por Doria. Ele diz ter pedido 50 mil reais, que seriam revertidos em doação para a Fundação Viva Cazuza, como “reparação simbólica para dar fim à questão, além do pedido de desculpas do senhor prefeito e a retirada do conteúdo do ar”. O tucano teria negado o pedido.
O que diz a nota de Doria
“Diante da primeira negativa de pagamento, o advogado dos artistas novamente procurou o prefeito para exigir pagamento, desta vez, a ser destinado a uma instituição beneficente. O prefeito negou a solicitação feita por eles, pois não reconhece legitimidade no pleito apresentado. Não se trata de desprezar a entidade recomendada, reconhecida pelo prefeito como de grande relevância. Como é sabido, todos os meses o prefeito João Doria doa seu salário integral a entidades do Terceiro Setor.”
Publicidade
Ex-integrante dos Smiths, Johnny Marr e a atriz Maxine Peake, acabam de lançam ‘The Priest’, um vídeo codirigido...
Conheça o trabalho de Cryptik, um artista que cria grafites incríveis focados em símbolos da cultura Oriental,...
Há poucas coisas mais atraentes nessa vida do que um belo prato de comida. Fazendo refeições coloridas e saudáveis,...
A Hysteria e o Cabíria Festival Audiovisual anunciaram uma parceria com a Parafernalha e anunciaram as inscrições...
A força de quem vai direto ao ponto, sem rodeios ou perdas de tempo, impulsiona o trabalho da ilustradora alemã Laura...
Gülşah Karaca é bióloga, ilustradora e, recentemente começou a tatuar também. O trabalho desta turca de Istambul...
Os trabalhos do pintor sul-coreano hiperrealista Joongwon Jeong impressionam até os mais céticos. O artista, que...
As palavras são os principais instrumentos dos rappers. Partindo de tal pressuposto, o site The Pudding publicou um...
Carla Diaz é a estrela dos filmes 'A Menina que Matou os Pais' e o 'O Menino que Matou Meus Pais', que acabam de...