Debate

Ela criou moletons com frases de denúncia ao racismo e viralizou nas redes

por: Mari Dutra

Olatiwa Karade tem 19 anos, muita criatividade e vontade de mostrar ao mundo como é difícil conviver com o racismo. Ela criou uma linha de moletons com frases que combatem o preconceito e o produto acabou viralizando nas redes sociais.

As peças exibem frases como “África não é um país“, “Não toque no meu cabelo” e “Colombo era um assassino“. Embora simples, os conceitos ainda soam controversos para muitas pessoas, que não veem o racismo que se manifesta de maneiras sutis (e outras nem tanto) no dia a dia.

WE'VE RESTOCKED! ❤️✊🏽

A post shared by Splendid Rain Co (@splendidrainco) on

Em entrevista ao Dazed, a jovem conta que a inspiração surgiu quando buscava uma roupa para ir a um evento e decidiu usar uma camiseta com dizeres políticos. “Eu amei como me senti usando ela, com minhas ideias e crenças orgulhosamente à mostra e eu quis mais coisas assim. Então, os moletons nasceram!“, diz.

4PM EST RESTOCKING! ❤️

A post shared by Splendid Rain Co (@splendidrainco) on

De acordo com a página no Etsy da marca, que ganhou o nome de SplendidRainCo, ela pretende “normalizar o movimento negro fazendo dele atrativo e acessível“. Menos de 24 horas após a publicação das primeiras peças, elas se esgotaram. Olatiwa publicou então novos moletons e o estoque terminou novamente.

We restock on Friday, Nov 30th ❤️

A post shared by Splendid Rain Co (@splendidrainco) on

Muito do que vemos nas peças é justamente um reflexo do preconceito vivido por ela, que é negra, em diversas instâncias. Um exemplo disso é o moletom onde se lê apenas “Digno de Humanidade“.

ONLY 3 LEFT OF EACH! BUY FAST ❤️

A post shared by Splendid Rain Co (@splendidrainco) on

HALF HOUR UNTIL RESTOCKING

A post shared by Splendid Rain Co (@splendidrainco) on

WE ARE RESTOCKED! ❤️

A post shared by Splendid Rain Co (@splendidrainco) on

Back in stock at 12 AM EST ❤️

A post shared by Splendid Rain Co (@splendidrainco) on

O custo de exibir o ativismo no peito varia entre R$ 67,50 e R$ 101,25. Para saber mais, acesse o site da loja clicando aqui.

Publicidade

Fotos: Reprodução Instagram


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maisa pede desculpas a telespectador por ter estereotipado gênero no passado