Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Basta notar a quantidade de carros nas ruas de uma grande cidade, fazer um cálculo rápido sobre quantas vezes cada carro troca de pneu – e, assim, quantos pneus são jogados fora – ou simplesmente olhar de fato uma pilha de pneus em qualquer ferro velho ou lixão por aí, para se ter uma mínima noção do tamanho do problema que somente esse nada discreto item traz para a natureza.
Somente na Argentina, mais de 100 mil pneus são dispensados anualmente, com a vasta maioria sendo queimada. Foi pensando nesse estrago que três empreendedores argentinos, quando foram criar um negócio, decidiram por criar tênis, mochilas e bonés a partir de pneus jogados fora.
Para os sócios Alejandro Malgor, Ezequiel Gatti e Nazareno El Hom, pensar somente no meio ambiente foi pouco – era preciso também pensar diretamente nas pessoas. E por isso, quando fundaram a Xinca, além de utilizar os pneus como matéria prima para seus produtos, eles decidiram focar também na questão do desemprego, e contratar especialmente mães solo para formar o quadro de funcionários da empresa.
A empresa fabrica uma média de 1500 sapatos por mês, e todo o material para a feitura dos sapatos, incluindo tecidos, é reutilizado.
Alejandro, um dos sócios da Xinca, entre pneus
Atualmente a empresa emprega 25 mulheres de áreas rurais da Argentina, onde a maior parte da produção é realizada. Assim, do lixo produzido que se tornaria somente mais um problema nos muitos que assolam o país, a Xinca o transforma em trabalho, renda e empoderamento para essa mulheres, tão importantes em uma sociedade.
“As mulheres que empregamos querem seguir em frente, melhorar a qualidade de suas vidas e de suas crianças. Nós geramos oportunidades econômicas e sociais para que elas possam fazer isso”, afirma Alejandro, mostrando que o problema nem sempre está no que se produz, mas sim em como – e em quem.
Publicidade
"All work and all play" coloca lado a lado as motivações de cada geração - baby boomers, geração X e millennial -...
Nenhuma religião tem crescido tanto na Islândia quanto a religião nórdica: de 570 membros em 2002, o número de...
As possibilidades de utilização da maconha, e em especial das fibras de sua planta – popularmente conhecidas como...
E que tal festejar com uma garrafa que acende quando você brinda? Ou que faz faísca quando você bebe? Que...
Que tal levar 8 crianças para a escola usando uma bicicleta? É isso que a empresa holandesa DeRedding propõe com o...
A impressão em 3D continua impressionando em seus primeiros anos de vida. Dessa vez, é graças a ela que um garoto de...
Tomar café é uma arte? Sim, seja pelos grãos selecionados, o processo de torrefação e os métodos de se fazer a...
Estalar os dedos, assobiar, mostrar um pedaço de carne ou uma comida qualquer. Quanto malabarismo você faz para...
Sobras de comida são um enorme problema, tanto para os restaurantes quanto para o planeta. É muito difícil calcular...