Ciência

Maconha medicinal pode ter vantagens a longo prazo para pets, dizem cientistas

por: Redação Hypeness

Que a maconha é uma planta com potencial para revolucionar a medicina como um todo, isso é hoje um fato, não mais aberto a debates. Um dos maiores problemas, porém, da proibição e das burocracias envolvendo o uso da planta até mesmo em pesquisas é justamente esse potencial curativo e transformador da maconha permanecer obscuro e desconhecido – enquanto a vida de pessoas, e até mesmo dos nossos animais de estimação, poderiam estar muito melhores agora.

Pouco se sabe sobre a aplicação da maconha medicinal para animais, mas pesquisadores de veterinária do departamento de medicina da Universidade da Califórnia, nos EUA, pretendem mudar esse cenário. Para tal, veterinários estão conduzindo uma vasta pesquisa para descobrir os efeitos e benesses do uso da erva em animais – e o resultado parcial indica que a planta pode ser tão incrível quanto é para humanos.

É evidente que não se trata de oferecer a droga simplesmente para os animais, mas sim remédios especialmente desenvolvidos a partir da planta. Por enquanto, a pesquisa indicou que a maconha pode ser utilizada para ansiedade, dor e para recuperação de cirurgias – análogo ao efeito em seres humanos. Tais efeitos, a longo prazo, podem ser realmente transformadores em tratamentos com animais em geral. Por outro lado, porém, enquanto para seres humanos o THC não é uma ameaça, para certos animais doses altas do princípio ativo da maconha podem ser fatais.

Assim, o CBD e não o THC é mais indicado, de acordo com a pesquisa, sem oferecer maiores efeitos colaterais. A pesquisa segue, lutando contra as dificuldades políticas e burocráticas que só atrasam o bem estar de quem mais precisa – sejam eles humanos ou não. Para avançar, é preciso saber, e não proibir.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo